[weglot_switcher]

Luís Filipe Vieira detido após ser alvo de buscas (com áudio)

“SIC Notícias” revela que o presidente do Benfica foi hoje detido. Autoridades realizaram hoje buscas no estádio da Luz, sede do Novo Banco e a empresas ligadas ao empresário José António dos Santos, que também já foi detido, segundo o “Nascer do Sol”.
  • O presidente do Conselho de Administração da Promovalor, Luís Filipe Vieira, fala perante a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, na Assembleia da República, em Lisboa, 10 de maio de 2021. TIAGO PETINGA/LUSA
7 Julho 2021, 15h35

Luís Filipe Vieira foi hoje detido pelas autoridades, de acordo com a “SIC Notícias. O presidente do Benfica encontra-se detido no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em Moscavide e pode ser ouvido ainda hoje no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). As buscas foram realizadas pela Autoridade Tributária (AT) e pelo DCIAP.

Em causa estão suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitalismo e de abuso de confiança em relação ao próprio Benfica , segundo revelou hoje o “Nascer do Sol”.

A operação também visa o empresário e seu amigo José António dos Santos, conhecido como o ‘rei dos frangos’ e o maior acionista privado da Benfica SAD, com cerca de 12% do capital, que também já foi detido, conforme revela o “Nascer do Sol”.

As buscas foram realizadas hoje por mais de uma centena de agentes da PSP e da Inspeção Tributária a vários locais: estádio da Luz, à sede do Novo Banco (LFV é um dos grande devedores), escritórios da Promovalor (empresa imobiliária pertencente a LFV), assim como às sociedades gestoras de fundos C2 Capital Partners e Iberis Semper, segundo o “Nascer do Sol”.

O “Nascer do Sol” também revelou que o presidente do Benfica é também suspeito do crime de abuso de confiança referente a ganhos milionários que obteve na venda de 25% do capital do Benfica SAD a um empresário estrangeiro.

O inquérito está a ser dirigido pelo procurador do Ministério Público Rosário Teixeira, com o juiz Carlos Alexandre a ser o responsável pela instrução criminal deste processo.

Esta investigação teve origem no processo Monte Branco, uma rede suíça de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que operava em Portugal e foi desmantelada em 2011, avança o “Nascer do Sol”.

Contactado pelo Jornal Económico, pelas 12h30, José António dos Santos confirmava as buscas. “Confirmo a realização das buscas”, revelando que as diligências estão a decorrer na empresa Avibom em Vila Facaia, distrito de Leiria. O empresário encontrava-se no Algarve e vinha a caminho de Lisboa, mas segundo a “CMTV” também já se encontra detido, como Luís Filipe Vieira.

O Benfica lançou esta semana uma nova emissão obrigacionista com o objetivo de angariar 35 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.