Luís Filipe Vieira detido após ser alvo de buscas (com áudio)

“SIC Notícias” revela que o presidente do Benfica foi hoje detido. Autoridades realizaram hoje buscas no estádio da Luz, sede do Novo Banco e a empresas ligadas ao empresário José António dos Santos, que também já foi detido, segundo o “Nascer do Sol”.

O presidente do Conselho de Administração da Promovalor, Luís Filipe Vieira, fala perante a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, na Assembleia da República, em Lisboa, 10 de maio de 2021. TIAGO PETINGA/LUSA

Luís Filipe Vieira foi hoje detido pelas autoridades, de acordo com a “SIC Notícias. O presidente do Benfica encontra-se detido no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em Moscavide e pode ser ouvido ainda hoje no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). As buscas foram realizadas pela Autoridade Tributária (AT) e pelo DCIAP.

Em causa estão suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitalismo e de abuso de confiança em relação ao próprio Benfica , segundo revelou hoje o “Nascer do Sol”.

A operação também visa o empresário e seu amigo José António dos Santos, conhecido como o ‘rei dos frangos’ e o maior acionista privado da Benfica SAD, com cerca de 12% do capital, que também já foi detido, conforme revela o “Nascer do Sol”.

As buscas foram realizadas hoje por mais de uma centena de agentes da PSP e da Inspeção Tributária a vários locais: estádio da Luz, à sede do Novo Banco (LFV é um dos grande devedores), escritórios da Promovalor (empresa imobiliária pertencente a LFV), assim como às sociedades gestoras de fundos C2 Capital Partners e Iberis Semper, segundo o “Nascer do Sol”.

O “Nascer do Sol” também revelou que o presidente do Benfica é também suspeito do crime de abuso de confiança referente a ganhos milionários que obteve na venda de 25% do capital do Benfica SAD a um empresário estrangeiro.

O inquérito está a ser dirigido pelo procurador do Ministério Público Rosário Teixeira, com o juiz Carlos Alexandre a ser o responsável pela instrução criminal deste processo.

Esta investigação teve origem no processo Monte Branco, uma rede suíça de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que operava em Portugal e foi desmantelada em 2011, avança o “Nascer do Sol”.

Contactado pelo Jornal Económico, pelas 12h30, José António dos Santos confirmava as buscas. “Confirmo a realização das buscas”, revelando que as diligências estão a decorrer na empresa Avibom em Vila Facaia, distrito de Leiria. O empresário encontrava-se no Algarve e vinha a caminho de Lisboa, mas segundo a “CMTV” também já se encontra detido, como Luís Filipe Vieira.

O Benfica lançou esta semana uma nova emissão obrigacionista com o objetivo de angariar 35 milhões de euros.

Relacionadas

Presidente do Benfica e ‘rei dos frangos’ alvos de buscas (com áudio)

As buscas foram reveladas pelo jornal “Nascer do Sol” que avança que em causa estão suspeitas de burla qualificada e fraude fiscal. O empresário José António dos Santos confirmou ao JE as buscas.

Processos judiciais são risco para empréstimo obrigacionista, admite Benfica SAD

No início desta semana, a Benfica SAD avançou com mais um empréstimo obrigacionista, cujos títulos podem ser subscritos até 23 de julho. Objetivo passa por arrecadar 35 milhões de euros. No prospeto de lançamento do empréstimo, esta entidade admite que os processos judiciais pendentes podem ter “impactos na reputação e imagem do Emitente e implicar consequências adversas”.
Recomendadas

Joe Biden diz que não há “motivo para pânico” com a variante Ómicron

“Há motivo para preocupação, com esta nova variante, mas não para pânico”, disse Biden, num discurso a partir da Casa Branca, onde repetiu os argumentos hoje apresentados pelo seu conselheiro para a Saúde, Anthony Fauci.

13 casos da variante Ómicron no Belenenses-SAD já são notícia lá fora

Do “El País”, ao “Washington Post” e de passagem pelo “The Guardian”. Os 13 casos da variante Ómicron em Portugal são notícia lá fora.

De Guterres a Von der Leyen. Ómicron obriga líderes mundiais a lançar alertas

A nova variante já atingiu quatro continentes e não tem deixado os líderes mundiais indiferentes.
Comentários