[weglot_switcher]

Siemens Energy dispara em bolsa após lucros e mudança de CEO da Gamesa

Títulos da alemã Siemens Energy chegaram a acelerar mais de 13%, mas fecharam com uma subida de 12,11%. Reação deveu-se à apresentação de lucros inesperados, enquanto o mercado estimava perdas de 30 milhões de euros.
8 Maio 2024, 17h08

A Siemens Energy fechou a sessão desta quarta-feira a disparar 12,11% na bolsa alemã após apresentar os resultados relativamente ao exercício do primeiro trimestre e também à substituição do atual CEO da Siemens Gamesa.

As ações da empresa encerraram avaliadas em 22,50 euros, abaixo do máximo momentâneo de 22,70 euros (quando subiu mais de 13%).

Para já, 15 das empresas recomenda a aquisição dos títulos da empresa, seis recomendam manter a quatro aconselham a venda. No entanto, os analistas da Bloomberg estimam que o preço no final do ajuste se ajuste para 18,80 euros.

A energética alemã anunciou lucros de 108 milhões de euros no segundo trimestre do ano fiscal, o corresponde ao primeiro trimestre do ano (janeiro a março), isto depois de um prejuízo de quase 190 milhões de euros no período homólogo. Este valor inverteu as expectativas dos analistas, que estimavam perdas perto dos 30 milhões de euros.

Com o anúncio dos lucros saiu também a notícia de melhoria das previsões para o total do ano. A empresa de renováveis espera agora um crescimento da receita entre 10% e 12% e uma margem de lucro antes dos itens extraordinários entre -1% e +1%.

Também a saída de Jochen Eickhol da Siemens Gamesa, como ponto de partida para uma reestruturação, poderá ter influenciado o disparo verificado na negociação dos títulos. A empresa quer fazer alguns ajustes nos quadros, pretendo focar-se num plano a longo prazo para crescer de forma rentável no negócio eólico.

Eickholt vai abandonar o cargo a 31 de julho, sendo substituído por Vinod Philip, que vai ocupar a posição de CEO, o quarto desde 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.