[weglot_switcher]

Siga estas dicas para navegar com mais segurança na internet

A segurança digital é fundamental para estabelecer e desenvolver qualquer atividade económica ou social virtual. Neste sentido, a legislação europeia e nacional estabeleceu as bases para o cumprimento dos requisitos mínimos de segurança da informação.
10 Novembro 2020, 16h15

O que é a cibersegurança e o que devemos fazer para ficarmos mais seguros?

Mais do que nunca estar em segurança ao navegar na Internet tem uma importância acrescida.

Os dispositivos eletrónicos estão-se a tornar numa extensão do ser humano, além de o ligarem a outros semelhantes, a verdade é que muitos ainda se encontram desprotegidos por falta de informação, o que pode ser uma ameaça à vida pessoal e profissional do seu utilizador.

A segurança digital é fundamental para estabelecer e desenvolver qualquer atividade económica ou social virtual. Neste sentido, a legislação europeia e nacional estabeleceu as bases para o cumprimento dos requisitos mínimos de segurança da informação. São cinco os objetivos envolvidos: identificar; proteger; detetar; responder; e recuperar, sob pena do risco com a ocorrência de incidentes afetarem com grande impacto económico e social, serviços essenciais ao pleno funcionamento da sociedade.

O impacto de um incidente pode ter diferentes graus de gravidade, desde a indisponibilidade de um sítio institucional, até à redução da capacidade de defesa de um país, a perdas financeiras ou mesmo de vidas humanas. Por outro lado, uma gestão adequada dos riscos relacionados com incidentes de cibersegurança pode revelar-se numa oportunidade de melhoria na qualidade dos serviços prestados, na adoção de novas práticas, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços e na melhoria da reputação das organizações.

Um exemplo de um ataque pode configurar-se pelo simples recebimento de uma mensagem electrónica na nossa caixa de correio digital a informar-nos, por exemplo, de uma fatura referente ao pagamento de um bem essencial. Em bom rigor, basta um simples clique e as nossas palavras passe, dados, informações e documentos podem ser utilizados com vista a um enriquecimento ilícito por via da ameaça de exposição ou de sequestro dos mesmos.

Assim, compreende-se melhor a necessidade de segurança que passa por reduzir ou excluir riscos através de, por exemplo, avisos para a não abertura de mensagens electrónicas com endereços desconhecidos ou diversos dos oficiais; realizar alterações periódicas e palavras passe com a obrigatoriedade de possuírem vários e diversos caracteres; proteger a localização do dispositivo, bem como o acesso ao microfone e camaras correspondentes e acima de tudo, ter uma atitude preventiva e cautelosa: na dúvida, desconfie!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.