[weglot_switcher]

Silva Pereira eleito vice-presidente do Parlamento Europeu

O antigo ministro de José Sócrates foi o segundo vice-presidente mais votado, com 556 votos.
3 Julho 2019, 17h58

Tal como era esperado, Pedro Silva Pereira acabou por ser eleito como um dos 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu. Foi um dos mais votados, tendo, nesse campeonato com poucas surpresas, ficado em segundo, com 556 votos.

Francisco Lucas Pires (CDS), António Capucho (PS), Pacheco Pereira (PS), Rui Amaral (PSD), Gomes Cravinho (PS) António Costa (PS) e Manuel dos Santos (PS), foram alguns dos portugueses que o antecederam.

“A vice-presidência do Parlamento [não é] um mero trabalho burocrático, mas antes uma posição política para defesa do projeto europeu e de uma democracia forte”, refere o antigo ministro de José Sócrates numa carta que promoveu a sua candidatura.

Pedro Silva Pereira diz que “em todas essas difíceis negociações” pensa “ter mostrado capacidade política de alcançar compromissos, mobilizar toda a gente e avançar com a agenda europeia.” “Tenho a certeza que vamos precisar mais disto nos próximos anos”, afirmou. Parece estar bem certo, dado que a fragmentação do Parlamento Europeu vai obrigar a que as forças políticas em presença avolumam em processo negocial bem mais vezes que o que sucedia até aqui.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.