Sindicato dos Enfermeiros. Greve em suspenso até quarta-feira

O Sindicato dos Enfermeiros decidiu adiar até à próxima quarta-feira a entrega do pré-aviso de uma nova greve. José Azevedo, dirigente sindical, reforça que não se trata de um “cancelamento da greve”.

Cristina Bernardo

Depois de uma reunião negocial mantida esta sexta-feira com o Governo, o Sindicato dos Enfermeiros (SE) decidiu adiar a entrega do pré-aviso de nova greve, adianta a Lusa.

O presidente do SE, José Azevedo, indicou também que na reunião com o Ministério da Saúde foram abordados os temas do aumento das remunerações e das 35 horas de trabalho. “Ficou de nos ser enviado na quarta-feira um novo memorando. Adiámos para já a entrega de um pré-aviso de greve, mas podemos fazê-lo na quarta-feira. Não se trata de um cancelamento da greve que temos prevista, de maneira nenhuma. É um adiamento da entrega do pré-aviso”, disse à Lusa.

Recorde-se que estas são as principais reivindicações da Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros (FENSE), da qual faz parte o SE e o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE), que pretende realizar nova greve de cinco dias, com início a 16 de outubro.

Já o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que também está em conversações com o Ministério da Saúde, tem uma greve agendada para os dias 3, 4 e 5 de outubro.

Relacionadas

Aumento de 400 euros para enfermeiros é “incomportável”, diz ministro

Enfermeiros ameaçam com uma nova greve de cinco dias, a 16 de outubro caso o Governo não satisfaça as reivindicações, que incluem um aumento mínimo de 400 euros para todos os profissionais.

Outubro a meio gás: já há 14 dias com greves marcadas

A maioria das paralisações previstas para depois das eleições autárquicas são do setor da saúde, o que pode conduzir o país a um total de 14 dias de greve num só mês.
Recomendadas

Governo ‘convida’ empresas norte-americanas para o porto de Sines

O Executivo de António Costa espera que empresas norte-americanas apresentem ofertas no âmbito da construção do novo terminal de contentores de Sines.

Governo de Costa responde a enviado de Trump: “Investimento chinês em Portugal cumpre a legislação”

O chefe da diplomacia norte-americana atacou o investimento chinês nas redes de telecomunicações europeias, como o da empresa chinesa Huawei em Portugal. O Governo português garante que confia nas empresas chinesas que investiram em Portugal na energia, banca e seguros.

Debate entre candidatos à liderança do PSD junta Montenegro e Pinto Luz contra Rio

A viabilização do Orçamento do Estado, a influência da maçonaria e a estratégia para as autárquicas foram os grandes temas em destaque no frente a frente entre os três candidatos à liderança do PSD (o atual presidente e recandidato, Rui Rio, o ex-líder do grupo parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz) que teve lugar esta quarta-feira, na RTP.
Comentários