[weglot_switcher]

Sines: projeto de hidrogénio verde de 650 milhões vai ter fundos europeus

Investimento vai ser direcionado para o projeto de produção de hidrogénio verde em Sines com uma capacidade de 630 megawatts e um investimento global de cerca de 650 milhões de euros, revelou João Wahnon, diretor da Fusion Fuel ao JE.
16 Fevereiro 2024, 08h36

A Fusion Fuel, empresa portuguesa que negoceia em Wall Street, vai receber dinheiro europeu para o seu projeto de hidrogénio verde em Sines, cujo investimento atinge os 650 milhões de euros e está previsto até 2029.

A decisão foi anunciada na quinta-feira pela Comissão Europeia e na edição desta sexta-feira, a Fusion Fuel revelou ao JE qual o projeto que está em causa. “Trata-se de um projeto de produção de hidrogénio verde em Sines com uma capacidade de 630 megawatts e um investimento global de cerca de 650 milhões de euros”, disse ao JE, João Wahnon, fundador da empresa.

“O hidrogénio verde será exportado sob a forma de amoníaco verde do porto de Sines para Roterdão. A data limite para comissionamento do projeto será 2029”, acrescentou o responsável.

Questionado sobre qual o valor do financiamento europeu, disse que ainda não pode ser revelado e que aguarda notificação de Bruxelas. A empresa desenvolveu a sua própria tecnologia para produzir hidrogénio verde: o Hevo-Solar, um módulo solar fotovoltaico que alimenta 288 pequenos eletrolisadores (os Hevo) com a capacidade total de produzir uma tonelada de hidrogénio verde anualmente recorrendo apenas à energia solar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.