[weglot_switcher]

Sines vai arrancar com Data Centre Campus, um investimento que pode chegar a 3,5 mil milhões

A cerimónia de apresentação do projeto, que pode criar até 1.200 empregos qualificados e é da responsabilidade da empresa star campus, será encerrada pelo primeiro-ministro, António Costa.
  • Tiago Petinga/Lusa
22 Abril 2021, 21h11

Sines vai arrancar hoje, dia 23 de abril, com o projeto do Data Centre Campus 4.0, designado ‘Sines 4.0’.

O projeto, da responsabilidade da star campus, será oficialmente apresentado a partir das 11 horas, e envolve um investimento que pode chegar aos 3,5 mil milhões, criando até 1.200 empregos qualificados, de acordo com diversas informações recolhidas pelo Jornal Económico.

Este será um dos maiores centros de dados da Europa, pretendendo dar resposta à crescente procura dos gigantes mundiais de tecnologia por serviços nas áreas de ‘streaming’, comércio eletrónico, redes sociais ou realização de videoconferências.

O projeto pretende também ter uma pegada neutral em termos ambientais.

A star campus é uma empresa detida por um fundo de investimento norte-americano, Davidson Kempner Capital Management LP, e por uma empresa britânica especializada em infraestruturas, a Pioneer Point Patrners.

O programa da cerimónia prevê a intervenção de Afonso Salema, ‘managing director’ da star campus, assim como de Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines.

Sam Abboud, sócio fundador da Pioneer Point Partners, será outros dos intervenientes, seguindo-se Pedro Siza Vieira, ministro de Estado e da Economia e da Transição Digital.

Após a assinatura do contrato de direito de superfície, será a vez de uma intervenção do primeiro-ministro, António Costa.

Numa nota de agenda do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, foi anunciada igualmente a presença nesta cerimónia, que decorrerá no Centro de Artes de Sines, do ministro Pedro Nuno Santos, acompanhado pelo secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes.

 

Atualizada às 15h47m

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.