[weglot_switcher]

Sismo de magnitude 4,8 sentido na ilha de São Miguel nos Açores

O epicentro do sismo ocorreu a cerca de 19 quilómetros a este/nordeste das Formigas.
1 Junho 2020, 11h08

Foi sentido um sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter, ao início da manhã de hoje em São Miguel, nos Açores, um evento com epicentro a cerca de 19 quilómetros a este/nordeste das Formigas.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), informa que o sismo foi registado às 07:07 locais (08:07 em Lisboa).

De acordo com a informação disponível até ao momento, o evento foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada nas freguesias de Água Retorta, Faial da Terra, Senhora dos Remédios, Povoação, Ribeira Quente e Furnas, no concelho da Povoação.

O sismo foi ainda sentido com intensidade IV no Nordeste, Achada, Achadinha e Salga, no concelho de Nordeste, e em Ponta Garça, Ribeira Seca, S. Miguel, S. Pedro e Água d’Alto, no concelho de Vila Franca do Campo.

A Proteção Civil refere ainda que o sismo também sentido com intensidade III/IV na Ribeira Chã, Água de Pau, Santa Cruz, Nossa Senhora do Rosário e Cabouco, no concelho de Lagoa, e Lomba de S. Pedro, Lomba da Maia, Maia, São Brás, Porto Formoso, Ribeirinha, Ribeira Seca, Rabo de Peixe e Pico da Pedra, no concelho da Ribeira Grande.

“Este evento foi ainda sentido com intensidade III/IV no Livramento, S. Roque, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, S. Pedro, S. Sebastião e Santa Clara, no concelho de Ponta Delgada”, lê-se no comunicado enviado às redações, acrescentando que o sismo foi sentido com intensidade III nas Feteiras, Candelária, Ginetes, Santa Bárbara e Capelas, no concelho de Ponta Delgada.

De acordo com a Proteção Civil dos Açores, “o CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/escala-de-richter/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”20″ slug=”escala-de-richter” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/escala-de-richter/thumbnail?version=1501858302834&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.