Um sismo foi sentido esta madrugada de segunda-feira, 26 de agosto, às 5h11, na região de Lisboa.
O sismo terá tido uma magnitude de 5,2 na escala aberta de Richter, segundo informação disponibilizada pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) na sua página oficial na internet.
O epicentro ter-se-á localizado no mar, a 63 quilómetros a su-sudoeste de Sesimbra e a 83 quilómetros a sudoeste de Setúbal, a uma profundidade de 10 quilómetros.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), que faz parte da rede de 13 instituições do CSEM, assinalou, posteriormente, em comunicado que sismo teve uma magnitude 5,3, com epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines.
O CSEM refere que os parâmetros do evento ainda não foram revistos por um sismólogo.
Até à publicação desta notícia não foi possível contar o IPMA para mais informações.
A Proteção Civil disse à Lusa ter recebido relatos de que o sismo tinha sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, mas também no distrito de Setúbal.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que também faz parte da rede do CSEM, regista o sismo, localizando-o a 58 quilómetros ao largo de Sines, a uma profundidade de 10,7 quilómetros.
Terá sido mais sentido no sul de Portugal e, também, no sul do Espanha.
O abalo foi registado, também, pelo “sistema de alertas de terremotos do Android”, que usa dados de dispositivos e sensores telemóveis equipados com o sistema operativo Android que têm a precisão da localização do Google ligada em áreas onde é detetada agitação, segundo a empresa.
Este sistema assinalava uma magnitude estimada de 5,4 pontos na escala de Richter.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com