[weglot_switcher]

Sismo em Portugal: Como a internet reagiu quando a terra tremeu?

Sismo em Portugal, e sentido em alguns pontos sul de Espanha, está a dar que falar nas redes sociais.
26 Agosto 2024, 10h18

Eram 5h11 da madrugada quando um sismo de magnitude 5.3 tremeu a 60 quilómetros de Sines. Com três réplicas na restante manhã, as reações nas redes sociais não se fizeram esperar.

Enquanto vários utilizadores das plataformas sociais dão conta da terra a tremer, de Norte a Sul do país, há quem opte por utilizar memes para descrever a situação vivida em território continental.

A ex-diretora financeira da Microsoft Portugal, Rita Piçarra, foi uma das portuguesas que recorreu às redes sociais para dar conta do sismo, utilizando uma imagem do alerta lançado pela Google.

“Eu que não já não gosto de despertadores, acho que este foi dos piores que já tive. E alguém consegue dormir depois disto? Eu não!”, lê-se da publicação da antiga CFO, atualmente reformada.

Mas Rita Piçarra não foi a única a recorrer às redes.

Outros utilizadores fizeram uso das câmaras de videovigilância que têm em casa para mostrar o tremer da terra que se abalou sobre Portugal.

Também o youtuber Kazzio, que se encontrava a fazer uma livestream, captou o momento em que Portugal tremeu pelas 5 horas, partilhando depois no X.

Há ainda quem recorra a piadas na internet, com alguns cibernautas a socorrer-se de pequenos clips da série “Os Malucos do Riso”, em que a personagem de Fernando Ferrão soltava um “até a barraca abana” quando algo de estranho acontecia.

Já Hannes Bend, CEO da breathing.ai, foi um dos (poucos) residentes em Portugal a seguir as regras de um terramoto. Bend acordou a sentir o sismo e saiu prontamente de sua casa. “Acordei a meio da noite a pensar que estava a ter um pesadelo, mas depois parecia que o edifício estava a cair”, começa por dizer num dos vídeos partilhados no X.

O estrangeiro diz ainda que se cruzou com um homem na rua que lhe admitiu que “nunca na vida sentiu um tremor de terra”.

Muitos dos utilizadores do LinkedIn e ainda Instagram fizeram ainda saber que o abalo foi tão forte (o maior sismo desde 1969, quando atingiu uma magnitude de 7.9) que sentiram as camas e armários a tremer. Um dos exemplos mais visível do abalo foram os pivots da “CNN Portugal”, que se encontravam em direto do programa ‘Novo Dia’.

Os jornalistas Nuno de Sousa Moreira e Rita Barão Mendes estavam em direto à conversa com um dos comentadores do canal quando foram surpreendidos pelo terramoto, num vídeo que entretanto está a ser difundido nas redes sociais, caracterizado por muitos como um misto de surpresa e profissionalismo.

Algum tempo mais tarde, Nuno de Sousa Moreira deu a confirmação do sismo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.