[weglot_switcher]

Sistema de Buy Now, Pay Later da Parcela Já está presente em três mil lojas em Portugal

Este sistema está presente em três mil lojas em Portugal e, ao contrário dos créditos, esta opção acarreta com juros a 0%. A ideia nasceu em Israel, pela mão de Miguel Quintas, que depois de levar com alguns nãos das instituições financeiras chegou à Unicre e viu a sua ideia ser aprovada. 
transferências
13 Maio 2025, 14h29

A Unicre, especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e soluções de pagamentos, lançou, em parceria com Parcela Já, no final do ano passado, a primeira solução de pagamentos Buy Now, Pay Later (BNPL), que permite aos consumidores parcelarem o pagamentos das compras diretamente no Terminal de Pagamento Automático (TPA).

Atualmente, este sistema está presente em três mil lojas em Portugal e, ao contrário dos créditos, esta opção acarreta com juros a 0%. A ideia nasceu em Israel, pela mão de Miguel Quintas, que depois de levar com alguns nãos das instituições financeiras chegou à Unicre e viu a sua ideia ser aprovada.

Esta opção possibilita que os consumidores possam parcelar o pagamento das suas compras entre dois a seis pagamentos mensais, o que resulta, muitas vezes, num aumento da frequência de compra naquele estabelecimento. “Simplicidade, rapidez e segurança”, refere Ana Brandão, head of product and solutions, sobre este método de pagamento. “Trouxemos a solução para um terminal de pagamentos e para as lojas físicas. O cliente pode optar por pagar em parcelas, com valor mínimo de 20 euros, e apenas precisa do cartão de cidadão, telemóvel e cartão de crédito”.

Nas três mil lojas que já oferecem esta opção, o que se tem vindo a verificar é “um aumento do ticket médio”, o que revela que esta solução “é uma vantagem para os retalhistas”.

Na conferência desta terça-feira, sobre a evolução das tendências de consumo, a Unicre contou com dois casos reais de empresas que utilizam esta ferramenta. Um deles foi a Smile Up, a maior rede de clínicas dentárias em Portugal, que afirmou “que acelerámos as vendas com a entrada do Parcela Já”. “É um processo muito fácil que trás um bom serviço ao nosso cliente”, referiu Ana Rasteiro.

A outra empresa presente foi a Roady, empresa que oferece serviços de oficina, manutenção e reparação de veículos, que também já adotou este sistema e que verificou que “conseguiu fazer uma parceria de segurança, cuja utilização é fácil”. “Ao utilizarem esta solução os consumidores sentem que têm controlo, uma vez que não estão a dar os dados pessoais a um estranho, sentem-se confiantes”, salientou Estelle Pereira.

“Em termos de venda, esta parceria impulsionou-as. O que acontecia antigamente era que o cliente ou fazia um crédito ou, quando havia problemas adicionais, escolhia qual o prioritário. Agora nós parcelamos o pagamento por ele”, declarou. “Estas diferenciações na experiência ajudam-nos a fidelizar o cliente”, afirmou Estelle Pereira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.