[weglot_switcher]

SL Benfica estreia-se na Liga dos Campeões: Plantel vale mais do triplo do Estrela Vermelha

Se olharmos ao valor do plantel o emblema português vence de goleada, dado que tem um registo de 329 milhões de euros, face aos 72 milhões de euros do clube sérvio, ou seja uma diferença de 257 milhões de euros, segundo os dados do Transfermarkt.
Tiago Petinga/Lusa
19 Setembro 2024, 07h30

O Sport Lisboa e Benfica faz a sua estreia esta quinta-feira na Liga dos Campeões, tendo pela frente o Estrela Vermelha que vai receber as ‘águias’ num palco que é conhecido como ‘inferno vermelho’ ou ‘Maracanã’ da Europa, no primeiro de oito jogos que a equipa portuguesa vai efetuar neste novo formato da principal competição da UEFA com 36 clubes.
O segundo classificado da Liga portuguesa já arrecadou 18,6 milhões de euros pela entrada direta na prova mas há muito mais dinheiro para arrecadar: 2,1 milhões de euros por vitória e 11 milhões de euros se se apurar para os oitavos de final.
Recorde-se que as oito melhores equipas da liga qualificam-se automaticamente para os oitavos-de-final, enquanto aquelas que terminarem entre o novo e o 24º lugares vão disputar um play-off a eliminar, a duas mãos, para saber que equipas seguem para a mesma fase da competição. Os emblemas que terminarem do 25º lugar para baixo serão eliminados e nem sequer terão acesso à Liga Europa.
Clubes separados por 257 milhões
Se olharmos ao valor do plantel o emblema português vence de goleada, dado que tem um registo de 329 milhões de euros, face aos 72 milhões de euros do clube sérvio, ou seja uma diferença de 257 milhões de euros, segundo os dados do Transfermarkt. Por outro lado, as ‘águias’ lideradas agora por Bruno Lage, após o despedimento de Roger Schmidt terminaram o mercado de transferências com um saldo positivo de 89,4 milhões de euros, fruto de 143 milhões feitos em vendas, em comparação com os 53,5 milhões gastos em aquisições.
Para isto contribuiu a venda de João Neves ao Paris Saint-Germain por 60 milhões de euros, destacando-se em sentido contrário a contratação do grego Vangelis Pavlidis ao AZ Alkmaar por 18 milhões de euros. Em termos de valor individual do plantel, o defesa-central António Silva sobressai com 45 milhões de euros.
Por sua vez, o atual campeão da Sérvia e líder do campeonato teve também um mercado de verão com saldo positivo de sete milhões de euros, com 25 milhões de euros feitos em venda, tendo gasto 17,5 milhões de euros em contratações. Entre os reforços nota para dois jogadores provenientes do campeonato português: Bruno Duarte do Farense e José Luís Rodríguez do Famalicão. O extremo-direito congolês Silas é o mais valioso do plantel, com um valor de mercado de 10 milhões de euros.
Depois da Sérvia seguem-se dois jogos em Lisboa
Após a deslocação ao reduto do Estrela Vermelha, o SL Benfica irá ter uma jornada dupla no estádio da Luz. A 2 de outubro, os encarnados defrontam o Atlético Madrid e a 23 de outubro o Feyenoord. Seguem-se depois dos encontros fora, primeiro diante do Bayern Munique, a 6 de novembro e viagem até ao Monaco a 27 de novembro.
A 11 de dezembro as ‘águias’ têm jogo marcado em Lisboa com os italianos do Bolonha e já em 2025, a 21 de janeiro a receção ao Barcelona. A fase de grupos do conjunto liderado por Bruno Lage termina a 29 de janeiro com a partida em Turim, diante da Juventus.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.