No final de outubro estavam inscritos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) 794.563 estrangeiros residentes em Portugal, avança esta quinta-feira, o Diário de Notícias (DN), o que constitui um aumento de 223.329 pessoas face a 2019.
“Muitas pessoas já viviam há muito em Portugal, mas com a pandemia inscreveram-se nos centros de saúde para continuarem a ser acompanhados”, disse o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Nuno Jacinto, ao DN.
Conta o diário que o SNS tem agora utentes de 230 países, sendo que as nacionalidades mais representadas são a brasileira, angolana, cabo-verdiana, indiana, britânica, italiana, ucraniana, nepalesa e guineense. As regiões de saúde do Norte, Centro, Alentejo e ilhas apresentam alguma tendência de crescimento.
A mesma publicação adianta que face ao número de autorizações de residência aprovadas pela Agência para a Integração, Migrações, e Asilo (AIMA), referentes a 2023, que se situavam em 1.044.606, ainda faltam acrescentar ao SNS cerca de 200 mil pessoas.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com