Apenas 4% das grandes empresas em Portugal cumpre prazos de pagamento, de acordo com informação avançada pelo estudo da Informa D&B a propósito dos comportamentos dos pagamentos por parte das empresas em Portugal.
Esta consultora refere que os atrasos nos pagamentos “são transversais a todos os setores e regiões do país, embora com algumas diferenças” sendo que o setor Grossista é aquele que regista o menor atraso médio (20 dias), enquanto os Transportes têm o maior atraso neste indicador (30 dias).
Numa perspetiva regional, a Madeira tem a menor percentagem de empresas cumpridoras e o mais elevado número médio de dias de atraso (26 dias). Pelo contrário, é nos Açores que se regista o menor atraso (20 dias).
Chegando finalmente à dimensão, conclui o estudo da Informa D&B que, nas grandes empresas, apenas 4% cumprem os prazos acordados com os fornecedores e mais: a percentagem de cumpridoras vai subindo à medida que desce também o escalão de dimensão das empresas: 11% nas médias empresas, 19% nas pequenas empresas e 24% nas microempresas.
No entanto, refere a consultora, as grandes empresas são as que têm também uma menor incidência de atrasos significativos, o que sugere um comportamento de pagamento mais previsível e com menor risco de incumprimento grave.
Segundo o indicador de Risco Delinquency da Informa D&B, que reflete a probabilidade de, nos próximos 12 meses, uma entidade registar um atraso de pagamentos superior a 90 dias a pelo menos um dos seus credores, cerca de 43 mil empresas mostra um risco médio-alto ou elevado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com