[weglot_switcher]

Sodim lança OPA para ficar com totalidade da Semapa por 11,40 euros por ação

A Sodim quer comprar os 26,83% que não detém na holding industrial, oferecendo como contrapartida um prémio de 20% sobre a cotação de fecho da sessão de quinta-feira. Se conseguir atingir os 90%, condição de sucesso da Oferta, a Sodim vai retirar a empresa da bolsa.
18 Fevereiro 2021, 21h43

A Sodim, da família Queiroz Pereira e maior acionista da Semapa com uma participação de 73,167%, lançou esta quinta-feira um Oferta Pública de Aquisição (OPA) para comprar os 26,833% que não detém da holding industrial, oferecendo como contrapartida 11,40 euros por ação, o que representa um prémio de 20% sobre a cotação de fecho de 18 de fevereiro, que foi de 9,50 euros, segundo um anúncio preliminar divulgado no site da CMVM.

A Sodim adiantou que a contrapartida representa ainda um prémio de 37,5% face ao preço médio ponderado das ações nos últimos seis meses, que foi de 8,31 euros.

“É condição de sucesso da oferta que a passe a deter, em consequência da mesma oferta, um mínimo de 90% dos direitos de de voto da sociedade visada”, adiantou a Sodim no anúncio.

“Caso a oferente venha, em resultado da oferta… a deter 90% ou percentagem mais elevada dos direitos de voto correspondentes ao capital social da sociedade visada mas não adquirir 90% ou percentagem mais elevada dos direitos de voto das ações que estão objeto da oferta, a oferente irá promover a perda de qualidade de sociedade aberta do sociedade visada”, explicou, adiantando que irá posteriormente ponderar se procede a uma aquisição potestativas da ações que permanecerem nas mãos de outros acionistas.

O BCP e o Caixa Banco de Investimento são os assessores financeiros e intermediários financeiros encarregados da assistência à Oferta, enquanto a JP Morgan é a assessora financeira e a Linklaters a assessora jurídica da Sodim.

A Semapa detém uma participação de 69,35% na produtora de pasta e papel The Navigator Company, e atua também no setor dos cimentos, na área do ambiente (via participação empresas do grupo ETSA) e na área do capital de risco através da Semapa Next.

[Atualizada às 22h08]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.