A bolsa de Lisboa registou ganhos na sessão desta quarta-feira, com o índice PSI a adiantar-se 0,80%, até aos 6.887 pontos. As subidas dos CTT e Sonae lideraram o sentimento, que conta com as contrações registadas nos principais mercados europeus.
As ações dos CTT saltaram 2,57% e alcançaram os 7,58 euros, ao passo que a Sonae somou 2,32% para 1,06 euros. Ao mesmo tempo, a Galp ganhou 1,42% e fechou o dia nos 15,75 euros.
Em sentido oposto, a Ibersol caiu 0,68% e ficou-se pelos 8,76 euros por título.
No exterior, o dia foi de pessimismo entre os principais mercados europeus, de tal modo que o índice agregado Euro Stoxx 50 tombou 1,15%. O alemão DAX recuou 1,14%, seguido por descidas de 0,96% e França, 0,80% em Itália e 0,43% em Espanha, no que respeita aos índices de referência. O Reino Unido foi a exceção à regra, ao adiantar-se 0,28%.
“A maioria das bolsas europeias encerraram em baixa, com os investidores a mostrarem algum nervosismo com o aproximar de 2 de abril, data que Trump tem anunciada para a introdução de tarifas recíprocas às importações”, de acordo com a análise do Departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.
“A fraca indicação de encomendas de equipamentos pelas empresas nos EUA, que exerce impacto negativo em Wall Street, pode ter sido outra condicionante”, que se notou de forma diferente entre os setores, como explicam os analistas.
“O setor automóvel e o tecnológico, que estão entre os potencialmente mais afetados pelas tarifas, foram os que mais recuaram. Já o das utilities voltou a funcionar como refúgio, o que pode ser justificado pelo apetite por dividendos numa altura de incerteza económica”, apontam.
“O índice de ações português conseguiu escapar, ao valorizar 0,8%, impulsionado pelas subidas mais expressivas de CTT, Sonae, Galp e NOS, cotada que apresenta uma das melhores taxas de dividendo da Europa”, salienta-se na mesma análise.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com