A Sonae e a Jerónimo Martins fazem parte da lista das 500 maiores empresas familiares do mundo, sendo as únicas portuguesas a constar desse índice elaborado pela EY e pela Universidade de St. Gallen, avança esta segunda-feira o “Jornal de Negócios”. A dona do Continente aparece no 231.º lugar, enquanto a proprietária do Pingo Doce ocupa a 69.ª posição dessa tabela.
De acordo com o jornal, menos de metade das empresas do referido índice mantém 100% do capital social nas mão de uma única família. No caso da Sonae, a família Azevedo é dona de 53% do capital. E na Jerónimo Martins, a família Soares dos Santos detém 56,14% do capital. Em contraste, a Walmart (gigante norte-americana que é considerada a maior empresa familiar do mundo) tem 48,9% do seu capital nas mãos da famílias Walton.
De notar que ambas as empresas portuguesas referidas fazem parte do grupo de companhias cujo CEO pertence à família que detém a maior parte da capital. A EY acrescenta ainda que, atualmente, “o capital familiar privado é maior do que [os segmentos de] private equity e venture capital juntos”. Isto devido à evolução da globalização, a par do aumento da riqueza concentrada nas grandes famílias, explica a consultora.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com