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Sonae SGPS converte empréstimo obrigacionista de 550 milhões em títulos “verdes”

Como resultado desta conversão, a Sonae tem hoje contratualizadas operações de financiamento sustentável (Green ou ESG Linked) de cerca de 2,4 mil milhões de euros, o que representa cerca de 90% das linhas de financiamento de médio e longo prazo das empresas integralmente consolidadas.
5 Julho 2024, 18h35

A Sonae SGPS anunciou que procedeu à conversão de empréstimo obrigacionista de 550 milhões de euros que se destinou a pagar a OPA da Musti.

As obrigações têm maturidade em 27 de novembro de 2028. A operação foi realizada através de uma subscrição particular e sem garantias e os títulos passam agora a ser Sonae SGPS Sustainability-Linked Sénior Bonds 2028-11-27.

Como resultado desta conversão, a Sonae tem hoje contratualizadas operações de financiamento sustentável (Green ou ESG Linked) de cerca de 2,4 mil milhões de euros, o que representa cerca de 90% das linhas de financiamento de médio e longo prazo das empresas integralmente consolidadas pela Sonae, entre linhas usadas e disponíveis, sendo que na holding Sonae SGPS este valor supera os 90%.

Os spreads destas emissões estão indexados a diversos factores de sustentabilidade. Através de comunicado, detalha que estão relacionados com o desempenho das empresas do grupo Sonae, “na promoção da presença cada vez mais significativa de mulheres em cargos de liderança, a redução das emissões de gases com efeito de estufa e ao aumento de taxa de reciclagem dos resíduos gerados nos centros comerciais”.

Em março, o consórcio liderado pela Sonae anunciou ter concluído “com sucesso” a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Musti tendo assegurado 80,65% da empresa, num investimento de 700 milhões de euros.

A Sonae lidera este consórcio com uma participação de 98%, “estando o restante capital repartido entre Jeffrey David, presidente do Conselho de Administração da Musti, Johan Dettel, membro do Conselho de Administração da Musti, e David Rönnberg, CEO [presidente executivo] da Musti, os quais detêm uma longa experiência e histórico comprovado de sucesso no setor”.

O grupo da Maia acredita que a Musti “está numa posição privilegiada para aproveitar as tendências de crescimento do mercado, apresentando com uma sólida proposta de valor omnicanal que inclui uma rede de mais de 340 lojas na Finlândia, Suécia e Noruega e operações de comércio eletrónico especializadas em produtos de cuidado e alimentação para animais de estimação”.

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