[weglot_switcher]

Sondagem coloca Verdes com sete pontos de vantagem sobre a CDU na Alemanha

Partido ecologista liderado por Annalena Baerbock subiu sete pontos percentuais numa semana, aparecendo pela primeira vez como favorito à vitória nas eleições de 26 de setembro. E mostra os democratas-cristãos ainda a viver o desnorte motivado pela sucessão de Angela Merkel.
  • Annalena Baerbock
20 Abril 2021, 19h11

Uma sondagem divulgada nesta terça-feira na Alemanha coloca os Verdes sete pontos à frente dos democratas-cristãos da CDU, abrindo caminho para um governo liderado por Annalena Baerbock, candidata do partido ecologista à sucessão da atual chanceler Angela Merkel, que não se irá recandidatar nas eleições marcadas para 26 de setembro.

Segundo a sondagem do instituto de estudos de opinião Forsa, os Verdes têm agora 28% de intenções de voto, subindo cinco pontos percentuais na última semana, enquanto a CDU e o partido irmão bávaro CSU ficam pelos 21%, numa queda de seis pontos percentuais.

Também representados no Bundestag, câmara baixa do parlamento federal alemão, ficariam os sociais-democratas do SPD, atuais parceiros de coligação de Merkel, que prosseguem a tendência descendente para apenas 13% (menos dois pontos), os liberais do FDP, que aproveitam o aparente desnorte dos democratas-cristãos para subirem três pontos, atingindo 12%, bem como os radicais de direita da Alternativa para a Alemanha (que se mantêm estáveis nos 11%) e os esquerdistas do Linke, que descem um ponto, tendo 7%.

A vantagem dos Verdes é a primeira numa sondagem para as eleições federais de 2021, e os resultados da Forsa destacam-se dos últimos que foram divulgados pelos institutos de estudos de opinião, que até agora vão mantendo a CDU-CSU à frente e os ecologistas pouco acima dos 20%.

Nas próximas semanas poderá constatar-se até que ponto a inaudita liderança na sondagem da Forsa traduz o efeito da escolha de Annalena Baerbock como candidata a chanceler, enquanto os democratas-cristãos só nesta terça-feira decidiram que o recém-eleito líder da CDU, Armin Laschet, conseguiu prevalecer sobre Markus Söder, ministro-presidente da Baviera e líder da CSU, enquanto candidato de continuidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.