[weglot_switcher]

Sophia Chikirou: a voluntária de Bernie Sanders que transformou a campanha de Mélenchon

Aprendeu nos EUA a executar uma campanha com um baixo orçamento, a liderar um exército de voluntários e a gerir as redes sociais. A diretora de comunicação é um dos fatores por trás da recente subida do candidato de esquerda nas sondagens para as eleições presidenciais francesas.
19 Abril 2017, 07h55

Sophia Chikirou, de 37 anos, diretora de comunicação do candidato presidencial francês Jean-Luc Mélenchon, aprendeu o combate político nos Estados Unidos. No ano passado, Chikirou integrou a equipa de Bernie Sanders nas primárias democratas para as presidenciais norte-americanas.

Atravessou vários estados, de Miami à Pensilvânia, fez campanha de porta em porta, filmou a experiência e escreveu um blogue sobre o voluntariado que fez para a equipa Sanders.

Chikirou aprendeu a executar uma campanha com um baixo orçamento, a liderar um exército de voluntários, a gerir a internet e outras tecnologias de ponta durante uma campanha presidencial.

Mélenchon partilha as mesmas ideias de Sanders e também as do espanhol Podemos”, disse a diretora à rádio Europe 1. Na semana passada, em várias cidades francesas usou hologramas enquanto o candidato dava um discurso em Dijon – a imagem e o discurso de Mélenchon chegou simultaneamente às cidades de Clermont-Ferrand, Grenoble, Montpellier, Nancy e Nantes.

Esta técnica foi usada pela primeira vez em fevereiro. “Em cada um dos nossos encontros haverá mais apoiantes do que nos comícios de outros candidatos”, disse Alexis Corbiere, porta-voz da campanha, à agência Bloomberg.

A poucos dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas, Mélenchon está a subir nas intenções de voto, aparecendo com um valor próximo dos 20% nas intenções de voto.

https://twitter.com/SoChik75/status/853527396338864129

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.