O grupo Sovena vai avançar com a instalação de painéis fotovoltaicos na sua unidade fabril situada no Barreiro, um investimento que representa a aposta da empresa na descarbonização — embora não adiante detalhes sobre o valor deste investimento — , “contribuindo para que o setor caminhe em direção aos compromissos globais da neutralidade carbónica”, lê-se no comunicado divulgado esta terça-feora.
Assim, a empresa, dona de marcas como Oliveira da Serra e Fula, vai instalar cerca de 1.600 painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica na fábrica do Barreiro, numa área aproximada de seis mil m2 nas coberturas dos edifícios desta unidade industrial, e uma potência instalada de 864 kW.
Com uma produção prevista de 1,3 GWh/ano, este projeto, que deverá ficar concluído no segundo trimestre do ano, representa mais de 15% do consumo total da fábrica, permitindo reduzir 265 toneladas anuais de emissões de CO2.
“A instalação dos painéis na unidade fabril do Barreiro vem, assim, dar continuidade ao investimento da Sovena na transição energética”, informa a empresa. A primeira experiência de colocação de painéis fotovoltaicos ocorreu nas suas instalações em Brenes, Espanha, estando já em funcionamento. A empresa tem em análise um projeto semelhante para a fábrica de Plasencia e para os dois lagares que possui naquele país.
Para Jorge de Melo, CEO da Sovena, trata-se de um posicionamento integrado que visa “reduzir a pegada ecológica da nossa atividade, através da eficiência na utilização de recursos naturais, da transição energética e da redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), promovendo a circularidade dos nossos subprodutos e embalagens”.
Além de Portugal, a empresa tem ainda como objetivo ser 100% verde no consumo da sua energia em 2023, nas suas operações em Espanha, Estados Unidos da América e Brasil.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com