[weglot_switcher]

SPAC reúne-se com SATA e Governo dos Açores para discutir situação da companhia aérea

O SPAC discutiu com a SATA e o Governo Regional dos Açores temas como a privatização da companhia aérea, a sustentabilidade financeira do Grupo SATA, o assegurar das Obrigações de Serviço Público e o cumprimento do Acordo de Empresa.
9 Janeiro 2025, 15h16

Uma delegação do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), liderada pelo presidente Hélder Santinhos, manteve encontros com os pilotos e reuniu-se com o Conselho de Administração da SATA, presidido por Rui Coutinho, e com representantes do Governo Regional dos Açores, entre os quais Duarte Freitas (Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública) e Berta Cabral (Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas), onde se discutiram temas como a privatização da companhia aérea, a sustentabilidade financeira do Grupo SATA, o assegurar das Obrigações de Serviço Público e o cumprimento do Acordo de Empresa.

A estrutura sindical disse que valoriza estas reuniões com o Governo Regional e com a Administração da SATA, e destacou os “esforços conjuntos verificados na gestão global do grupo e nos processos relacionados” com a privatização da Azores Airlines.

“Este diálogo demonstrou o empenho de ambas as entidades para assegurar o futuro sustentável da Companhia”, salientou o sindicato.

Embora atento aos desafios financeiros do grupo, o SPAC mantém uma postura construtiva e mostrou-se empenhado em colaborar para a estabilidade e crescimento das suas companhias aéreas. A preservação da qualidade do serviço de mobilidade, a valorização dos trabalhadores e o cumprimento dos compromissos assumidos com os pilotos da SATA foram as prioridades partilhadas pelo sindicato em todas as reuniões”, defendeu o sindicato presidido por Hélder Santinhos.

A estrutura sindical disse que “vai continuar a acompanhar de perto todos os desenvolvimentos, defendendo a importância estratégica da SATA para a coesão territorial e o desenvolvimento económico” dos Açores e de Portugal.

O SPAC visitou também as instalações da SATA e a área de tripulações do Aeroporto João Paulo II, de modo a se inteirar das condições de trabalho dos pilotos e acompanhar também alguns voos da SATA Air Açores, “que diariamente realizam a nobre missão de garantir a ligação das populações açorianas bem como dos fluxos turísticos” da Região.

Muitas vezes, estas operações aéreas são efetuadas em condições atmosféricas adversas e desafiantes, obrigando os Pilotos a demonstrar a sua elevada competência, destreza e profissionalismo, priorizando sempre a segurança da operação. Desta forma, os Pilotos da SATA Air Açores contribuem de forma distinta e relevante para a qualidade de vida e economia de toda a Região Autónoma dos Açores”, salientou o sindicato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.