Com a derrota do SL Benfica este domingo em Famalicão (2-0), o Sporting CP antecipou a festa a duas jornadas no fim da Liga e sagrou-se assim campeão nacional da temporada 2023/24, o vigésimo título nacional conquistado pelos “leões”.
A equipa comandada por Ruben Amorim fez um investimento de pouco mais de 61 milhões de euros esta temporada, destinados sobretudo à contratação do avançado sueco Viktor Gyokeres (ex-Coventry City), do médio dinamarquês Morten Hjulmand (ex-Lecce) e do defesa Iván Fresneda (ex-Valladolid).
Quanto às vendas, o Sporting CP conseguiu fazer um encaixe de 123,50 milhões de euros devido à venda de Manuel Ugarte (60 milhões), Pedro Porro (40 milhões), Chermiti (12,5 milhões) e Tiago Tomás (8 milhões).
Valorização de 100 milhões esta época
O Sporting CP foi, entre as quatro equipas mais valiosas da Liga, a que mais viu crescer o seu valor de mercado desde o início da época, de acordo com os números do site “Transfermarkt”, que serve de termómetro para a avaliação dos passes dos futebolistas.
Seja qual for o timing definido para a saída de Ruben Amorim do Sporting CP, já é possível afirmar que o técnico entra na história do clube (e da SAD) ao permitir um encaixe financeiro superior a 418 milhões de euros em pouco mais de quatro anos, fruto das receitas das transferências de futebolistas e dos prémios da UEFA que os “leões” garantiram neste período.
Apesar de ter contrato com o Sporting CP até 2026, têm sido insistentes os relatos que apontam para que o treinador português possa rumar a outra liga no final desta temporada. Por isso, importa fazer um balanço financeiro do que tem sido o desempenho financeiro da SAD dos “leões” desde que as decisões do futebol “verde e branco” são inevitavelmente influenciadas por Ruben Amorim.
Ruben Amorim, que custou 10 milhões aos cofres do Sporting, começou a devolver “com juros” a verba que a SAD investiu no técnico quando este era apenas um técnico promissor do Sporting de Braga. Perante as muitas dúvidas que se colocaram logo na conferência de imprensa de apresentação, o técnico respondeu com uma expressão que se tornou gíria em Alvalade: “E se corre bem?”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com