[weglot_switcher]

Stacey Abrams: A democrata que mudou a cor do eleitorado da Georgia

Joe Biden deverá ser o primeiro candidato presidencial democrata a vencer no estado da Georgia em 28 anos. E boa parte do crédito pela conquista desses 16 votos no Colégio Eleitoral vai para alguém que nem sequer estava na equipa da campanha do presidente eleito.
14 Novembro 2020, 19h00

Para Stacey Abrams a vingança serve-se fria e num prato azul. O estado da Georgia, que não aparecia no mapa com a cor dos democratas desde Bill Clinton (apesar de Barack Obama e Hillary Clinton terem ficado muito perto), inverteu o sentido de voto, permitindo que Joe Biden e Kamala Harris chegassem à Casa Branca. Isto graças ao ativismo de quem luta há vários anos para registar e levar novos eleitores às urnas.

Em 1992, Bill Clinton venceu numa Georgia muito diferente, com mais de 70% da população branca. Porém, no espaço de três décadas o mapa geográfico mudou: a comunidade hispânica aumentou dez vezes, a asiática quintuplicou e a negra cresceu mais do que a branca. Hoje, quase um em cada três habitantes do estado é afro-americano (antes era um em quatro). Na área metropolitana de Atlanta a população aumentou de 7,9 milhões para 10,6 milhões entre 2000 e 2019, segundo as estimativas da “The Economist”, o quarto maior crescimento nos Estados Unidos, logo a seguir aos de Houston e Dallas, no Texas, e de Phoenix, no Arizona.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.