[weglot_switcher]

Start-up portuguesa Usawa Care premiada pela NTT Data com 100 mil dólares

“O projeto destacou-se pela maturidade tecnológica, pelo impacto direto na eficiência dos sistemas de saúde e pelo potencial de escalabilidade global”, refere a empresa.
22 Novembro 2025, 08h17

A Usawa Care, start-up portuguesa que está a transformar a forma como se prestam cuidados de saúde, foi a vencedora dos Global eAwards 2025, conquistando o prémio internacional de 100 mil dólares atribuído pela NTT DATA Foundation.

A distinção reconhece a melhor solução tecnológica com impacto social entre projetos de toda a Europa e América Latina.

“O projeto destacou-se pela maturidade tecnológica, pelo impacto direto na eficiência dos sistemas de saúde e pelo potencial de escalabilidade global”, refere a empresa.

Através de uma plataforma acessível via WhatsApp, a Usawa Care oferece consultas rápidas e ilimitadas com pediatras, permitindo às famílias obter rapidamente apoio médico, mesmo sem médico de família.

O serviço inclui diagnóstico, prescrições, declarações e acompanhamento do desenvolvimento infantil, com validação por médicos pediatras.

A Usawa Care tem vindo assim a transformar o acesso aos cuidados pediátricos através de uma “abordagem inovadora, combinando tecnologia, inteligência artificial e um modelo clínico próprio”.

“A solução da Usawa Care combina tecnologia, inteligência artificial e um modelo clínico próprio para ampliar em dez vezes a capacidade dos profissionais de saúde, permitindo respostas mais rápidas e de maior qualidade – um desafio que se coloca tanto ao SNS como aos prestadores privados”, acrescenta.

Depois de se afirmar na pediatria, a start-up prepara agora a expansão para a geriatria, um dos setores mais pressionados pelo envelhecimento demográfico, e ambiciona chegar a novas geografias para lá de Portugal, levando este modelo inovador a outros sistemas de saúde.

Luís Almeida Fernandes, CEO e Co-Fundador da Usawa Care, afirma que “Criar uma startup é um enorme desafio, e vencer os eAwards representa muito para a Usawa. O prestígio e o apoio associados a este prémio são um impulso extraordinário para nós. Estamos determinados a expandir as nossas áreas de especialidade médica, começando pela geriatria, e a aumentar significativamente a oferta de serviços em Portugal, com o objetivo de, posteriormente, explorar novas geografias”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.