[weglot_switcher]

Startup Bluegrowth vai investir 1,5 milhões de euros nos Açores e Almada

A empresa portuguesa ligada à economia azul está por trás da criação de três centros de excelência e investigação em robótica submarina.
22 Agosto 2019, 07h35

A startup portuguesa Bluegrowth está a preparar a abertura de dois centros de excelência e de investigação em robótica submarina nos Açores e em Almada. A empresa, com sede no meio do Oceano Atlântico, vai investir 1,5 milhões de euros com o apoio de outras entidades portuguesas, francesas e norueguesas. “O desenvolvimento das atividades económicas ligadas ao mar estará sempre dependente dos avanços da indústria na robotização dos seus processos. Para tal, será necessário criar condições para formar as pessoas para manter e reparar equipamentos”, disse o cofundador Hugo Metelo Diogo ao Jornal Económico (JE).

O projeto está dividido em três fases, sendo que a primeira consiste um centro de formação indoor e uma unidade de manutenção de equipamentos, a ser inaugurado ainda no final do primeiro semestre de 2019 no polo de ciência e tecnologia Madan Parque. A segunda, ainda em negociação, será destinada à inovação de produto e formação avançada para indústria e deverá instalar-se num local com acesso ao plano de água, “algures a sul do Tejo”. Já a terceira é um centro de treino oceânico nos Açores, a região “que reúne condições ímpares para este tipo de operações”, segundo os fundadores da Bluegrowth.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.