[weglot_switcher]

Startup Humanos vence concurso da Bayer

A empresa recém-criada, que utiliza a tecnologia para agilizar a partilha de dados entre entidades, ganhou o primeiro prémio do STEM4Health e vai receber mentoria durante 12 meses com o diretor geral da Bayer Portugal, Marco Dietrich, e o responsável digital de farmacêutica da Bayer em Espanha, Henrique Anneia.
24 Maio 2024, 15h03

A startup portuguesa Humanos, que criou uma plataforma digital para o sector da saúde baseada em API – Application Programming Interface,, foi a vencedora da nona edição do evento e concurso de inovação STEM4Health, promovido pela farmacêutica Bayer e apoiado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

A empresa recém-criada, que utiliza a tecnologia para agilizar a partilha de dados entre entidades, ganhou o primeiro prémio da competição de pitches e recebeu um passe para mentoria durante 12 meses com o managing director da Bayer Portugal, Marco Dietrich, e o responsável digital de farmacêutica da Bayer em Espanha, Henrique Anneia. Se não os encontrar online, é porque são uma startup mesmo recente.

O segundo prémio foi entregue à Visible Sports, que tem um site onde se pode ir procurar qualquer evento desportivo ou atividade física de grupo indoor ou ao ar livre em 100 cidades. A startup de tecnologia para o desporto recebeu duas horas de mentoria, em formato híbrido, com a incubadora alemã Zollhof.

Apesar desta dupla de galardoados, houve outras empresas a participar neste encontro na quarta-feira no escritório da Bayer em Lisboa: a Neroes (jogos para treino do cérebro), a Wisify Tech Solutions (ferramentas de avaliação nutricional, antropométrica, física, triagem e prescrição para profissionais de saúde, especialistas desportivos e nutricionistas) e a Ovantis (empresa de software para saúde, incubada na Startup Braga e a trabalhar para “um dia serem os médicos a contactá-lo antes de ficar doente”).

Os projetos foram apresentados após a intervenção de Fernando Fraga, responsável de Crescimento e Aceleração da Startup Portugal. No entanto, acabaram por ser avaliados por três jurados da Bayer e mais três elementos externos do júri: Jan Thorsten Kötschau (AHK Portugal), Daniela Seixas (Tonic App), Maria Raimundo (consultora freelance), Raquel Araújo (Hospital da Luz).

A edição 2024 do STEM4Health – uma comunidade de inovação criada em 2016 e presente em cerca de 20 cidades – foi dedicada ao bem-estar físico e mental (“Wellness: start-up yourself”). “É também uma forma de partilhar conhecimento à volta deste tema e, essencialmente, contribuir para o desenvolvimento destas novas empresas que estão agora a começar o seu percurso no mercado português e internacional”, disse managing director da Bayer Portugal, Marco Dietrich.

O STEM4Health também está ligado ao programa de aceleração de startups da Bayer, o G4A.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.