Startup aposta na segunda vida das calculadoras. Famílias podem adquirir material por metade do preço

“Faz todo o sentido olharmos para este material como uma oportunidade de reutilização, estendendo o seu tempo de vida útil para o qual são realmente produzidas”, explicou Ricardo Morgado ao JE, abordando a segunda vida que as calculadoras podem nas mãos de outros estudantes.

O projeto Book in Loop, que deriva da The Loop Co, apostou inicialmente na revenda de manuais escolares, mas decidiu agora apostar na reutilização de um material escolar mais dispendioso: calculadoras.

As calculadoras gráficas e científicas são um material essencial a muitos alunos portugueses e podem significar um peso de várias dezenas de euros no orçamento familiar. Com a aposta neste material escolar, a Book in Loop pretende aliviar o custo de um material tendencialmente caro e que tem um curto período de vida nas mãos dos estudantes.

Para perceber o objetivo da empresa e qual o nível de poupança que a segunda vida das calculadoras pode significar para as famílias, o Jornal Económico falou com Ricardo Morgado, um dos cofundadores da The Loop Co.

O Governo tem permitido a oferta de manuais escolares às famílias portuguesas. De que forma esta oferta impactou o vosso negócio?
A oferta dos manuais escolares às famílias portuguesas alterou o posicionamento da Book in Loop. Apesar de a nossa proposta de valor ser muito atrativa (compra de manuais escolares a 50% do PVP, e venda a 25%), a partir do momento em que os livros passam a ser gratuitos deixa de existir sensibilidade ao preço por parte dos consumidores. E isso, obviamente, reduz brutalmente o nosso mercado. O nosso público-alvo acabou por mudar, passando a ser composto essencialmente pelos agregados com estudantes no ensino privado, uma vez que estes não têm acesso aos vouchers MEGA.

Ainda assim, as famílias do ensino público que procuram a opção mais consciente em termos ambientais, continuam a recorrer à Book in Loop, uma vez que têm a certeza de que é 100% circular e que todos os livros representam pelo menos um ciclo completo de circularidade. Apesar de o nosso mercado alvo ser hoje mais pequeno, continuamos confiantes que vamos ter um impacto significativo em termos ambientais e no orçamento de muitas famílias. E apesar de este ano, devido à pandemia, não termos feito a tradicional campanha de angariação de manuais diretamente aos clientes, temos mais de dez mil manuais escolares do 5º ao 12º ano, com garantia de qualidade, disponíveis até 72 horas em qualquer ponto de Portugal continental.

As calculadoras científicas e gráficas ainda representam um grande peso para o orçamento familiar. A que se deve esta aposta neste material?
Sempre quisemos posicionar a Book in Loop como a plataforma circular de referência na área da educação. Para isso sabíamos que teríamos de diversificar. Neste sentido, quisemos apostar numa gama que, se por um lado, gasta muitos recursos naturais que não compensam o seu curto período de vida, por outro, significa um grande peso financeiro para as famílias no regresso às aulas.

Isto, porque, se analisarmos o mercado, há calculadoras que chegam a custar cerca de 200 euros e que acabam por ser utilizadas pelos estudantes durante três anos, por exemplo. Faz todo o sentido olharmos para este material como uma oportunidade de reutilização, estendendo o seu tempo de vida útil para o qual são realmente produzidas. Com este novo serviço da Book in Loop ficam as famílias conseguem recuperar algum investimento que já realizaram, enquanto outras poupam diretamente na aquisição destes aparelhos. E o ambiente agradece, claro.

Qual a perspetiva de poupança deste novo mercado para as famílias?
Quem vender a sua calculadora na Book in Loop, pode recuperar até 40% do investimento inicial, enquanto quem compra vai poder comprar as calculadoras a metade do preço do mercado. O valor da poupança dependerá do modelo. Para já aceitaremos seis modelos das duas principais marcas – Texas e Casio. Todas as condições estão em bookinloop.pt.

O processo de entrega das calculadoras será muito simples e gratuito, bastando ir à nossa plataforma e seguir as indicações do processo. É importante referir que todas as máquinas vão passar por um rigoroso processo de certificação, para garantir que os materiais chegam a casa dos consumidores em bom estado e em pleno funcionamento.

Manuais e calculadoras. Qual o próximo mercado em que a Book in Loop pretende investir?
O nosso maior objetivo é mostrar que o mercado da educação pode ser cada vez mais circular. Os materiais eletrónicos, os livros, as  mochilas… São tudo objetos que são caros e simbolizam um grande impacto ambiental, sendo que acabam por ter vidas curtas. Por isso  mesmo, queremos que cada vez mais materiais escolares sejam circulados, evitando os gastos na produção e ajudando as famílias a pouparem o máximo que conseguirem.

A curto prazo, esperamos que ainda em 2021, temos em vista circularemos livros universitários – há livros universitários e técnicos que são comuns a muitos cursos e que muitos jovens necessitam (livros muito caros). Por isso, a Book in Loop quer revender esses livros para que todos os estudantes consigam poupar ao adquirirem esses materiais de estudo e, ao mesmo tempo, evitar a excessiva produção de fotocópias. Nesta nova gama vamos manter todos os processos de garantia de qualidade.

Qual o feedback recebido pela Book in Loop por parte dos clientes?
Desde o início da atuação da Book in Loop, em 2016, o feedback tem sido muito positivo e a adesão dos consumidores ao projeto prova isso: nestes cinco anos, já demos uma nova vida a 300 mil livros e ajudámos famílias a pouparem mais de três milhões de euros. Seja pela preocupação ambiental, seja pela quantidade significativa de dinheiro que podem poupar, as famílias estão a comprarem produtos em segunda mão e a reutilizarem.

Também para nós, The Loop Co., a Book in Loop continua a ser um dos nossos “tubos de ensaio”, onde experimentámos pela primeira vez muitas das ferramentas e processos que utilizamos noutros produtos, como a BabyLoope o LoopOS – Loop Operating System, o nosso sistema B2B [business to business] que permite ligar operações circulares as a service noutras marcas e retalhistas.

Sabemos que existe um grande caminho a percorrer e é por isso que iniciativas como a Book in Loop são essenciais para consciencializar os consumidores para a economia circular. Até porque a economia circular é uma das nossas armas na batalha que já estamos a travar contras as alterações climáticas

Relacionadas

The Loop Co. recebe investimento de 375 mil euros do Fundo Bem Comum e Fundo para a Inovação Social

A The Loop Co., que desenvolve soluções tecnológicas aplicadas à economia circular, anunciou ter fechado um acordo de investimento no valor de 375 mil euros.

Parceria aproxima Universidade de Coimbra e The Loop Co.

A mais antiga universidade portuguesa e a jovem greentech reforçaram laços tendo como meta um futuro mais sustentável.
Recomendadas

Aspirantes a cientistas do colégio luso-francês do Porto ganham prémio europeu

Entre os muitos temas de investigação apresentados este ano contam-se a computação quântica, células solares inovadoras e uma investigação estatística sobre os estereótipos de género nas crianças dos cinco e os sete anos. 

Ensino superior. Abertas candidaturas para bolsas de estudo no valor de 94 milhões (com áudio)

As bolsas destinam-se a alunos carenciados, que podem apresentar a sua candidatura até 30 de setembro através do formulário eletrónico no Balcão de Portugal 2020.

Comissão Europeia lança aplicação móvel Erasmus+ para Cartão Europeu de Estudante

Em comunicado, o executivo comunitário anuncia o lançamento desta nova aplicação, falando num “novo marco na digitalização do programa Erasmus+”.
Comentários