Conciliar a eficiência de consumo das motas com a segurança de um carro. A proposta é da startup são-tomense STP24, que promete contribuir para o futuro da mobilidade em São Tomé e Príncipe com uma solução inovadora de transporte urbano, que tem no seu ADN a segurança e uma forte aposta na tecnologia.
Nascido há poucos anos, o projeto são-tomense acaba de entrar numa nova fase com a chegada de mais de uma dezena de Mini-Cars às ruas de São Tomé. “Neste momento, os 12 não chegam. Até novembro de 2026, queremos ter 50 a carros a circular na nossa cidade”, revela Joel Silva, um dos sócios da empresa, em conversa com o Jornal Económico (JE).
E em que veículos investiu a startup africana? A escolha recaiu nos Bajaj, fabricados na Índia, acessíveis a nível de manutenção. “A maior parte dos tuk tuks que existem em toda a África e América do Sul são da Bajaj. Esse mesmo veículo é utilizado hoje em dia também na África do Sul“, diz Joel Silva.
A empresa “é especialista em curtas e médias distâncias”, ou seja, viagens até 15 quilómetros. “Com um veículo desses, dada às nossas características, a viagem fica sempre pelo menos 30% a 35% mais barata”, explica Joel Silva.
A STP24, fundada por Joel Silva e Danilo Aguiar, desenvolveu uma aplicação móvel através da qual os serviços de transporte podem ser solicitados. Neste momento, a empresa está a trabalhar na incorporação de um botão de pânico na app no âmbito da sua estratégia de segurança. Segundo Joel Silva, a facilidade e inclusão marcam o serviço da STP24 pelas modalidades apresentadas para pedir o serviço. Em alternativa à aplicação, as viagens podem ser pedidas por chamada telefónica ou WhatsApp, sendo atribuído um código de identificação para carregamento das contas dos clientes.
O interesse na nova solução de transporte, que surge como alternativa aos tradicionais táxis de praça ou motoqueiros, não deixa margem para dúvidas. “Temos uma média de 120 viagens por dia. Para uma empresa que começou há três ou quatro meses, estamos bem. E a tendência é para aumentar”, afirmou.
Os Mini-Cars estão equipados com câmara e GPS, segundo Joel Silva. “Estamos a trabalhar muito na questão da segurança. E estamos neste momento a desenvolver soluções em que as pessoas podem acompanhar em tempo direto as suas viagens através do seu telefone”, acrescenta, adiantando que a STP24 está a criar “um gabinete de videovigilância para o setor”.
Crescimento e expansão
“Para além de conquistarmos São Tomé, já temos pessoas que nos batem à porta de outros países”, diz Joel Silva ao JE. “Nós somos adeptos da especialização primeiro e depois a diversificação”. Mas a expansão para outros países não só está nos planos da empresa como já estará em marcha.
No horizonte está Angola e outros mercados lusófonos. “O mercado angolano é o próximo passo. Nós queremos começar em Angola e depois expandir para todos os PALOP. Temos propostas para começar em Angola”, revelou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com