[weglot_switcher]

Stellantis estabelece parceria para desenvolver linha de veículos movidos a hidrogénio

O fabricante mundial de veículos comerciais movidos a hidrogénio, que tem o português Carlos Tavares como CEO, junta-se à plataforma Lhyfe Heroes para acelerar o desenvolvimento dos ecossistemas ligados àquele tipo de solução energética.
15 Junho 2023, 10h38

A Stellantis, fabricante mundial de veículos comerciais movidos a hidrogénio que tem o português Carlos Tavares como CEO, estabeleceu uma parceria com a Lhyfe Heroes, a primeira plataforma digital dedicada a projetos que tentam encontrar soluções ou equipamentos de hidrogénio.

A Stellantis lançou há mais de um ano a sua primeira linha de comerciais compactos, o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, a Peugeot e-Expert Hydrogen e a Opel Vivaro-e Hydrogen, construídos em França e convertidos para hidrogénio na Alemanha, e que serão produzidos em massa a partir de 2024, na fábrica de Hordain, no norte de França – que terá uma capacidade de produção de cinco mil veículos por ano.

Como parte de seu plano estratégico, o ‘Dare Forword 2030’, a Stellantis pretende desenvolver ainda mais a sua linha de veículos comerciais movidos a hidrogénio. Na emergente economia do hidrogénio, os iniciadores apontam para que toda a cadeia de valor (produção, soluções de reabastecimento, etc) precisa de ser promovida – mas a sua complexidade pode retardar o progresso do projeto, refere a empresa em comunicado. “Ao entrar na plataforma Lhyfe Heroes, a Stellantis espera ajudar a implementar os planos de hidrogénio” existentes.

A plataforma, que foi criada pela Lhyfe – uma das pioneiras mundiais na produção de hidrogénio verde e renovável para transporte e indústria – visa apoiar os esforços dos projetos inscritos nesse sector. Com milhares de visitas mensais desde o seu lançamento, em novembro de 2022, o portal responde a uma forte procura por informações sobre novos produtos e serviços no segmento do hidrogénio. A Lhyfe Heroes oferece três serviços principais: avaliar a pertinência da utilização do hidrogénio para a descarbonização das operações por via de um sistema de cálculo integrado; identificar produtos e soluções disponíveis no mercado para implementar planos no segmento; e a promoção do ‘match’ entre fabricantes de veículos movidos a hidrogénio, postos de abastecimento, fornecedores de geradores de hidrogénio e produtores de hidrogénio.

Através da parceria com a Lhyfe Heroes, a Stellantis “cataloga online os seus diversos veículos com as suas características e dados principais. Os utilizadores que procuram uma frota de veículos comerciais movidos a hidrogénio podem facilmente ter acesso a informações abrangentes sobre vários modelos disponíveis. Podem também refinar os seus critérios de pesquisa para encontrar as opções mais adequadas”, refere o comunicado.

Peter Kuhn, responsável pelo desenvolvimento do hidrogénio na Stellantis disse, citado pelo comunicado, que “para acelerar a expansão da nossa gama de veículos comerciais ligeiros para profissionais e o desenvolvimento de ecossistemas de hidrogénio, precisamos que toda a cadeia se desenvolva em simultâneo. A iniciativa Lhyfe Heroes representa uma oportunidade para acelerar os projetos dos nossos clientes e de toda a indústria na Europa”.

Por seu turno, Claire Le Dren, da Lhyfe Heroes, considera que “juntos, esperamos ajudar a desenvolver uma mobilidade mais limpa, de forma rápida, suave e massiva, usando hidrogénio verde e renovável”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.