A fábrica da Stellantis em Mangualde prevê bater este ano o seu recorde de produção, revelou hoje o presidente-executivo da empresa.
“Vamos bater um novo recorde de produção na fábrica: 87 mil”, um valor que contrasta com as 82 mil unidades produzidas em 2023, afirmou Carlos Tavares esta terça-feira em conferência de imprensa.
Este aumento na produção acontece à boleia dos oito novos carros elétricos que vão passar a ser produzidos em massa a partir de outubro, sendo que atualmente decorrem testes de produção.
O gestor português não avançou com previsões para o número de vendas dos oito modelos 100% elétricos, mas a linha de produção vai ter capacidade para fabricar 17 elétricos por hora.
Sobre se seria possível atingir uma meta de 100 mil unidades, apontou que “não é possível” nas atuais condições da fábrica.
Durante a conferência de imprensa, o gestor foi questionado se Mangualde continuava a servir de suporte à fábrica da Stellantis em Vigo, na comunidade da Galiza, Espanha.
Carlos Tavares rejeitou este cenário, admitindo que já se colocou no passado. “Será que esta fábrica é um anexo de Vigo? Isso hoje não existe, mas existiu há uns anos.
“Podíamos ter decidido fazer veículos elétricos em Vigo e fazer aqui os térmicos, mas esta é a demontração do nível de autonomia desta fábrica, que é óbvio e visível”, afirmou, referindo-se aos oito modelos 100% elétricos que vão passar a ser produzidos em Mangualde.
“Esta fábrica tem um grande potencial. Tem custos melhores do que em Vigo, não há razão para não dar o fabrico a Mangualde. No ranking de 90 fábricas com melhor custo e qualidade, Mangualde está sempre no top 3”, rematou.
A Stellantis Mangualde, no distrito de Viseu, arrancou com a fase de testes de oito automóveis 100% elétricos, com a fase de produção em série a arrancar em outubro.
A unidade industrial torna-se assim na primeira fábrica em Portugal a produzir, em grande escala, veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria, com a saída dos primeiros modelos totalmente elétricos das suas linhas de montagem, anunciou a multinacional sediada em Amesterdão.
Deste chão de fábrica vão sair oito modelos 100% elétricos nas versões de passageiros e comerciais ligeiros dos modelos: Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Peugeot E-Partner e E-Rifter, Fiat e-Doblò e Opel Combo-e, tanto para o mercado nacional como para exportação.
Recorde-se que a primeira fábrica automóvel a produzir veículos 100% elétricos foi a Mitsubishi Fuso no Tramagal, distrito de Santarém, que produz camiões ligeiros de transporte de mercadorias.
A companhia liderada pelo português Carlos Tavares antecipou em um ano o arranque da produção, que estava prevista para 2025.
A nova odisseia da Stellantis na fábrica inaugurada há 62 anos, contou com o “apoio do Governo”, com 20 milhões a caberem à empresa e 10 milhões ao PRR.
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