[weglot_switcher]

Stephen Hawking: uma vida sempre sob o signo da Física

Os pais quiseram que seguisse Medicina e o próprio Stephen Hawking queria estudar Matemática, mas a inexistência de um curso empurrou-o para a Física, cumprindo um destino sempre ligado aos grandes nomes da disciplina, a que junta também o seu. Stephen Hawking nasceu no mesmo dia da morte de Galileu Galilei – 8 de janeiro […]
14 Março 2018, 08h56

Os pais quiseram que seguisse Medicina e o próprio Stephen Hawking queria estudar Matemática, mas a inexistência de um curso empurrou-o para a Física, cumprindo um destino sempre ligado aos grandes nomes da disciplina, a que junta também o seu.

Stephen Hawking nasceu no mesmo dia da morte de Galileu Galilei – 8 de janeiro –, mas três séculos depois do falecimento do físico italiano, responsável pela determinação da lei da queda dos corpos e enunciou o princípio da inércia. Curiosamente, Galileu começou por estudar Medicina, por desejo do pai, que o matriculou nesse curso, na Universidade de Pisa.

Hawking entrou na University College, Oxford, em 1959, onde estudou física, tendo como principais interesses a termodinâmica, a relatividade e a mecânica quântica.

Em 1979, calça os sapatos de Isaac Newton, ao ser eleito para ser responsável pela cátedra do físico britânico autor dos “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, uma das mais importantes obras da ciência. É nela que são estabelecidas aquelas que são conhecidas três leis de Newton: o princípio da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e o princípio da ação e reação.

A cátedra de Newton é ocupada por Stephen Hawking durante 30 anos.

Hawking morreu esta quarta-feira, 14 de março, em Cambridge, numa data também relacionada com os mestres da física. Neste dia celebram-se 139 anos do nascimento do físico alemão Albert Einstein.

Einstein, que faleceu também com 76 anos, desenvolveu a teoria da relatividade geral, que seria uma das áreas de eleição do trabalho desenvolvido por Hawking.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.