A Netflix anunciou um aumento do preço de dois serviços para Portugal, mas não é a única plataforma de streaming a ter subido o preçário com a introdução de novos conteúdos.
A Disney+ é um dos exemplos. Chegou a Portugal em setembro de 2020, depois de alguma espera por parte dos consumidores de conteúdos da Walt Disney, Marvel e Pixar. Aquando da chegada, o preço do serviço de streaming fixou-se em 6,99 euros mensais ou 69,99 euros anuais, mas foi subindo com a entrada de novos conteúdos.
A introdução da marca Star, que conta com conteúdos televisivos para audiências mais velhas, no fim do ano passado levou a Disney a aumentar o preço do serviço em dois euros, fixando-se em 8,99 euros mensais ou 89,99 euros por ano, tendo este custo entrado em vigor no mês de fevereiro de 2021.
O aumento do preço foi mesmo justificado pela inclusão de uma “robusta coleção das melhores séries e filmes originais”, mas também a séries da FX e filmes da 20th Century.
A Netflix justificou esta quinta-feira o aumento de preços por melhorias no catálogo e na qualidade do serviço. A modalidade standard subiu um euro, passando de 10,99 euros para 11,99 euros, enquanto o premium passou de 13,99 euros para 15,99 euros, subindo dois euros.
Os preços da Netflix já tinham aumentado em 2017, no seguimento de um aumento prévio nos Estados Unidos e no Reino Unido (o primeiro país a sofrer a flutuação de preços na Europa). À semelhança de agora, o plano base foi o único que não sofreu alterações, tendo-se mantido nos 7,99 euros por mês. No entanto, o plano standard teve o aumento de um euro, tendo passado para os 10,99 euros por mês e o plano premium sofreu o mesmo aumento de dois euros, tendo passado para os 13,99 euros.
No momento da última subida de preços, em 2017, a Netflix estava no mercado português há dois anos, tendo aumentado a disponibilidade de conteúdos para visualizar em 53%. Agora, a empresa também está a apostar na produção de conteúdos próprios em Portugal, como o filme “Glória”.
Apesar do aumento de preços, estes dois serviços não disponibilizam um período experimental dos seus serviços.
A Amazon Prime também optou por aumentar o seu preço ao fim de um mês. Todos os serviços da Amazon Prime (entregas, Video, Gaming, Lightning Deals, Amazon Photo) têm agora um custo de 5,99 euros, tendo verificado o aumento de dois euros em junho. Até então, e quando a Amazon decidiu entrar em força no território português, o serviço Prime Video tinha um custo de 3,99 euros. No catálogo cinematográfico encontram-se filmes e séries exclusivas, nomeadamente “The Marvelous Ms Maisel”, que esteve nomeada para os Emmys.
Também a plataforma Filmin disponibiliza dois preçários atualmente: 6,95 euros pelo serviço básico ou 14,99 euros pelo plus, com algumas regalias extras face ao base. A HBO, que brevemente se deverá tornar HBO Max como nos Estados Unidos, tem um custo de 4,99 euros, sendo atualmente uma das plataformas de streaming mais baratas em território nacional.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com