Até os mais distraídos já se aperceberam que de tendência crescente, os livros de gastronomia, vulgo receitas, passaram a moda. Instituição. Vício até. E daqueles que fazem crescer água na boca e ter vontade de lamber os dedos.
Quem sabe se não poderão ser um dos melhores antídotos contra a neura, esse mau humor entornado pela irritabilidade que se é característica de uns, passou a ser de muitos nestes tempos de clausura forçada. Daí à associação de ideias foi um passo. Não tanto de especiarias e temperos, mas de mezinhas para fazer frente à neura. E a leitura é, sem dúvida, uma delas. Vai daí convocámos o “Livro de Receitas dos Lugares Imaginários”, de Alberto Manguel, com ilustrações do próprio.
Nestas páginas esperam-nos iguarias tão invulgares como camarão Nautilus à moda do Capitão Nemo, de Júlio Verne; sopa de amantes‑demónios, de “Kubla Khan”, de Samuel Taylor Coleridge; dedos de feiticeiro – e sim, já adivinharam, saídos da saga Harry Potter, de J.K. Rowling; ensopado de tartaruga do Tempo Perdido, uma região misteriosa, na Colômbia, onde, na versão de Gabriel García Márquez, o mar cheira a rosas; pastéis de peixe feliz, inspirados n’“As Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino, e ainda ostras de Vénus – que segundo Camões, em “Os Lusíadas”, por serem consideradas afrodisíacas eram servidas em grandes quantidades aos marinheiros, na ilha dos Amores.
Além de colecionar leituras, Manguel cria receitas desde a adolescência, sendo que neste livro, ou tubo de ensaio se quiserem, junta as duas paixões, na certeza de que desde “um elaborado banquete na Atlântida ao mais simples jantar na ilha de Robinson Crusoe, toda a comida (diz‑nos a literatura) é, na sua essência, uma prova da nossa humanidade comum”.
Uma coisa é certa. Tanto vai saciar-se de imagens gastronómicas como vai poder sentar-se à mesa com as suas personagens preferidas ou ignorar as que lhe fazem alergia nos mais incríveis lugares imaginários da literatura.
“Livro de Receitas dos Lugares Imaginários”, de Alberto Manguel, é uma publicação da Tinta da China.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com