Premium“Super terça-feira” vai definir adversário democrata de Trump nas presidenciais

Está a chegar a “superterça-feira” em que democratas de 14 estados definem quem irá tentar travar a reeleição de Donald Trump. Bernie Sanders lidera.

Todas as sondagens indicam que a presidência dos Estados Unidos será disputada a 3 de novembro por dois cavalheiros que em comum só têm o facto de serem septuagenários: um multimilionário tão conhecido por um reality show quanto pelos empreendimentos imobiliários, populista e de comportamento errático deverá enfrentar um senador que é um intelectual assumidamente socialista, arauto de um sistema de saúde pública que exclui alternativas privadas e que ao longo dos anos mantém o hábito de ver o lado positivo de regimes como o soviético ou o cubano. Como disse Pete Buttigieg, após participar no debate que opõs, num registo assaz beligerante, os principais candidatos democratas na noite de terça-feira: “Se acharam os últimos quatro anos caóticos, divisivos e extenuantes, imaginem passar a maior parte de 2020 numa disputa entre Bernie Sanders e Donald Trump.”

Estando a recandidatura de Donald Trump praticamente garantida, ainda que alguns pesos-pluma políticos se tenham vindo a apresentar nas primárias republicanas, a “superterça-feira” da próxima semana, 3 de março, tem tudo para ser decisiva para o Partido Democrata, com as últimas sondagens a indicarem um grande avanço do senador Bernie Sanders, cujo confronto direto com o atual ocupante da Casa Branca foi adiado há quatro anos devido ao triunfo de Hillary Clinton nas primárias democratas de 2016.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumProjeto inovador da ARDITI usa alforrecas para aquacultura

Agência regional e parceiros de seis países estão a usar a Madeira como de zona de teste para a implementação de uma jaula, num projeto que tem um orçamento total de seis milhões de euros.

PremiumMadeira deve ter auto-suficiência energética

A renegociação da Lei das Finanças Regionais e do Estatuto Político Administrativo são outras reivindicações do candidato socialista.

PremiumAmeaça de recessão global ganha força devido ao coronavírus

Abrandamento do crescimento da economia global já é dado como certo, mas analistas não descartam a possibilidade de uma recessão. Em Portugal, exportações e consumo serão penalizados.
Comentários