SuperLiga Europeia: o que resta do terremoto que agitou o futebol europeu? Veja o “Jogo Económico” com Miguel Poiares Maduro

Acompanhe o programa “Jogo Económico” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Nada ficará como dantes depois da semana mais louca dos últimos anos no futebol europeu. A SuperLiga Europeia desmoronou mas importa saber como vai a UEFA lidar com os clubes mais poderosos e se estes emblemas estão dispostos a adotar modelos de governação mais sustentáveis. Este será o tema da primeira parte do programa que contará com a presença de Miguel Poiares Maduro, ex-membro do Comité de Governação da FIFA.

Após o intervalo, vamos até ao Clube de Ténis do Estoril para perceber o que podemos esperar na sexta edição do Estoril Open que decorre entre 24 de abril e 2 de maio. Não perca a entrevista a João Zilhão, diretor do Estoril Open.

O programa “Jogo Económico” é um espaço de debate sobre a economia do desporto da autoria e com a moderação de José Carlos Lourinho, editor do “Jornal Económico” e que conta com um painel de residente constituído por Shrikesh Laxmidas, diretor-adjunto do JE, Leonardo Ralha, subdiretor do JE, o redator principal do JE, João Marcelino e o economista e ex-futebolista Diogo Luís.

Relacionadas

PremiumFernando Gomes: “Deveríamos conseguir baixar custos salariais em cerca de 15 milhões”

“Até agora, não houve um apertar do cinto, um emagrecimento dos custos na estrutura do futebol (…) foi pelas mais-valias da venda de jogadores que estamos a conseguir sair desta situação delicada”

A liga da superganância

O que surpreendeu foi a forma como o fizeram, tão amadora que o tempo entre o anúncio e o abandono do projeto foi menor do que o prazo de validade de um pacote de leite fresco, para citar apenas uma das milhares de piadas que surgiram na internet.

O fim do futebol?

Este anúncio gorado da Superliga deve ser visto com precaução e como uma oportunidade de transformação. Caso contrário, o futebol corre o risco de desaparecer.

Superliga: “Não acredito que o sistema americano possa funcionar na Europa”, diz antigo diretor da NFL (com áudio)

Em declarações exclusivas ao Jornal Económico, Adrien Bouchet considera que a cultura europeia é muito forte para ser alterada e acredita que a ideia da Superliga irá ficar posta de lado durante algum tempo. “Será interessante ver se algum dos proprietários americanos irá vender as suas ações”, refere.
Recomendadas

Câmara de Lisboa estuda solução para festejos do Sporting em segurança

“A mensagem que queria transmitir, neste momento, é que estamos a estudar, estamos a trabalhar, estamos a pensar nas melhores soluções para se acontecer a vitória do Sporting no campeonato, poder haver festejos em segurança na cidade de Lisboa”, disse o presidente da autarquia.

Quanto valeria o regresso de Cristiano Ronaldo à Liga portuguesa? Veja o “Jogo Económico”

Acompanhe o “Primeira Pessoa” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Miguel Farinha: “Pandemia? É preciso destacar a capacidade de resiliência dos clubes”

Em entrevista ao programa “Jogo Económico”, da plataforma multimédia JE TV, Miguel Farinha, partner e líder de Strategy and Transactions da EY, destacou a capacidade de resiliência dos clubes apesar de um terço da época ter sido afetada pela crise pandémica.
Comentários