Em tempos de inflação e de crescimento da marca branca dos supermercados, ganha força o braço de ferro entre retalhistas e fabricantes que, na impossibilidade de conseguirem baixar os preços, estão a ser obrigados a reduzir a sua presença na grande distribuição.
Depois do Carrefour ter anunciado que deixa de repor os produtos da Pepsico, entre os quais os populares Pepsi, Matutano, Lay’s, Ruffles e Doritos, em França, Bélgica, Itália e Espanha, é agora a vez da rede espanhola Dia fazer o mesmo aos produtos da Bimbo em Espanha. A notícia, avançada no início da semana por do El Independiente, é confirmada esta quinta-feira pelo jornal “El Economista”.
Porém, a cadeia não fecha definitivamente a porta, mantendo a possibilidade de voltar a dar entrada ao fabricante mexicano.
O grupo mexicano que tem grande presença industrial em Espanha, fechou há cerca de um ano uma fábrica em Paracuellos, na Comunidade de Madrid, e vai fechar outra em El Verger, Alicante, com 90 pessoas.
Dados da Kantarworldpannel e NIQ, antiga Nielsen, apontam para um crescimento imparável da marca branca, que se aproxima já dos 50% de quota de mercado. Em cadeias como o Lidl, que ultrapassou o líder Mercadona, representa já 82% das vendas. No Mercadona, a marca branca pesa 75%.
A Mercadona protagonizou, aliás, a primeira grande disputa com a produção quando em 2008 retirou das prateleiras espanholas centenas de referências de forma a baixar o cabaz de referência do consumidor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com