[weglot_switcher]

Tabaqueira nomeia diretor geral argentino

O argentino Marcelo Nico, até ao final de 2020 responsável por oito mercados na região da África do Sul e do Índico, assumiu a gestão do mercado nacional, substituindo Miguel Matos, designado pela PMI como managing director dos mercados Benelux.
20 Janeiro 2021, 00h30

Miguel Matos foi substituído no cargo de diretor geral da Tabaqueira pelo argentino Marcelo Nico. Assim, a subsidiária portuguesa da Philip Morris International (PMI) – a maior empresa de fabrico e comercialização de tabaco em Portugal e um dos maiores centros de produção deste grupo na Europa – passou a ter um novo diretor geral desde o princípio do ano, revelaram ao Jornal Económico fontes da empresa.

O argentino Marcelo Nico, até ao final do ano passado responsável por oito mercados na região da África do Sul e Ilhas do Índico, assumiu a gestão do mercado nacional, substituindo o português Miguel Matos, designado pela PMI como managing director dos mercados Benelux.

Segundo informações da multinacional de tabacos, Marcelo Nico desenvolveu a maior parte da sua carreira profissional na PMI, onde se encontra desde 2003. Desde então e até 2010 esteve, sobretudo, ligado às áreas comerciais, de vendas e marketing, em mercados como o italiano, suíço, russo e na região da América Latina, tendo na última década desempenhado funções de crescente responsabilidade no mercado Sul-africano, numa primeira fase, conquistando progressivamente a gestão de mais mercados até ser nomeado, em 2015, responsável por toda a região.

Ao longo dos últimos cinco anos, Marcelo Nico teve a responsabilidade de desenvolver o processo de transformação de negócio da PMI rumo a um futuro sem fumo, através da inovação, da digitalização e da mobilização de talento em torno destes objetivos.

Numa mensagem que dirigiu, à chegada à Tabaqueira, aos cerca de mil trabalhadores da empresa sedeada em Albarraque, no concelho de Sintra, Marcelo Nico anunciou que é “com grande entusiasmo que assumo a liderança da Tabaqueira, uma empresa que se destaca no mercado nacional, com um peso relevante na economia do país, e com uma história e um legado que me inspiram e motivam”.

“A experiência que trago de 17 anos na PMI, cinco dos quais como responsável pelo cluster de mercados da África do Sul, será posta ao serviço da visão de crescimento que a PMI tem para o Grupo. Conto com todos para sermos um exemplo de continuada geração de valor – para o grupo, para a sociedade e para um futuro melhor. Contem também comigo, e com todo o meu empenho e sentido de compromisso, para continuarmos a ser uma empresa de referência em Portugal e a afirmar a nossa organização como um motor de inovação, de sustentabilidade e de transformação”, disse.

Encontrando-se entre as dez maiores exportadoras nacionais, a Tabaqueira iniciou, há cinco anos, a comercialização de IQOS em Portugal, uma inovadora forma de consumo de tabaco, sem combustão, menos nociva do que continuar a fumar cigarros, que conta já com mais de 16 milhões de consumidores adultos em todo o mundo, e aproximadamente 250 mil a nível nacional (Portugal foi o quarto país no mundo a introduzir este sistema inovador). Com um aumento de cerca de 13% nas exportações em 2020, a Tabaqueira é uma empresa apostada em contribuir para a construção de um futuro assente no desígnio de que é possível reduzir a nocividade dos produtos de tabaco.

Inaugurada em 1962 no Concelho de Sintra, a fábrica da Tabaqueira é atualmente um dos principais centros de produção da PMI na União Europeia, empregando cerca de 700 trabalhadores. Além de ser a maior empresa tabaqueira em Portugal,  continua a ser uma das maiores empresas do país e ainda uma das dez principais empresas exportadoras nacionais, produzindo para mais de 30 países.

A fábrica de Albarraque produz cigarros para o mercado doméstico e para exportação e ainda os chamados semi-produtos de tabaco, exclusivamente destinados a exportação para outras afiliadas da PMI que não possuem uma unidade de produção tão completa.

O contínuo investimento na fábrica, a aplicação das metodologias de melhoria e o empenho em alcançar resultados de excelência têm sido, segundo a empresa, cruciais para aumentar a competitividade, a capacidade de produção, a produtividade e a qualidade de manufatura dos seus produtos, fundamentais para o posicionamento da Tabaqueira no mercado.

Fundada em 1927 por Alfredo da Silva e adquirida pela multinacional PMI em 1997, dedica-se atualmente à produção de cigarros, mas também chegou a fabricar tabaco de enrolar, cigarrilhas e charutos. Entre as marcas produzidas estão os históricos SG Ventil,  SG Gigante e  SG Filtro. No grupo das marcas que já não são produzidas estão os Definitivos, Kentucky, 20 20 20, High-life, Kart, Porto, Ritz King Size, Ritz Lights, Sintra, Monserrate, CT, Kayak, Paris, Negritas, Surf 18, Surf Lights, SG Masters, SG Pack, Tagus, Melody, Benfica, CUF, Provisórios, Gama (tabaco cachimbo), ou Duque (tabaco enrolar).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.