[weglot_switcher]

Tabaqueira: Philip Morris Internacional aposta em Portugal para estabelecer centros de excelência globais

Na conferência organizada pelo Financial Times, que decorreu em Lisboa esta terça-feira, o diretor-geral da Tabaqueira garantiu ainda a cadeia de valor desta unidade impacta mais de três mil fornecedores nacionais.
21 Novembro 2024, 09h28

A Philip Morris Internacional (PMI), que em Portugal detém a Tabaqueira, está a fazer uma aposta neste país no sentido de estabelecer centros de excelência que têm depois impacto global. Essa é uma das ideias chave deixadas por Marcelo Nico, diretor-geral da Tabaqueira, na conferência organizada pelo Financial Times que decorreu esta terça-feira em Lisboa.

Com o apoio da Tabaqueira, a conferência “Transformar a Economia de Portugal através da Sustentabilidade e Inovação”, juntou líderes empresariais de vários, especialistas em ESG e teve como ponto alto as intervenções do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento e de Pedro Reis, ministro da Economia. O desafio passou pela discussão de como as empresas nacionais se estão a preparar para os desafios globais e como, nalguns casos, estão a servir como modelo de inspiração mundial.

Nesse contexto, o responsável máximo da Tabaqueira que a PMI tem em Portugal “uma das suas maiores unidades produtivas”: “É certificada em neutralidade carbónica e foi a primeira fábrica em Portugal a garantir a certificação da Alliance for Water Stewardship [que atesta as boas práticas de gestão de água]”, destacou.

Marcelo Nico realçou também nesta conferência organizada pelo Financial Times que a PMI “está a localizar alguns dos seus centros de excelência globais, como o IT HUB, onde trabalham cerca de 200 engenheiros e que são grandes motores de criação de emprego, altamente qualificado”.

Assim, praticamente metade dos trabalhadores da Tabaqueira têm menos de 35 anos e como garantiu o diretor-geral da Tabaqueira, esta unidade “tem uma pool de talento qualificado e jovem, com capacidade para levar para a frente este processo de transformação”, afirmou.

“Ao investir na ciência e na inovação tecnológica como eixos centrais da sua estratégia de negócio, a Tabaqueira está a construir o caminho da transformação e da sustentabilidade a outras empresas e setores em Portugal e na Europa, até porque na sua cadeia de valor impacta mais de três mil fornecedores nacionais”, garantiu Marcelo Nico nesta conferência.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.