“Estamos a acompanhar a situação, como sempre tendo como prioridade máxima a segurança dos nossos passageiros e tripulações”, revelou ao Jornal Económico fonte oficial da TAP quando questionada sobre a notícia da falha de software da Airbus que atinge frota de A320 da companhia aérea portuguesa.
A Airbus anunciou esta sexta-feira a recolha de aproximadamente 6.000 aviões A320 para a substituição urgente do ‘software’ de controlo de voo, vulnerável à radiação solar (a intensa radiação solar pode corromper dados críticos para o funcionamento dos controlos de voo), após um incidente no final de outubro nos Estados Unidos.
Em comunicado, a fabricante aeronáutica informou que solicitou a todas as companhias aéreas clientes que utilizam este ‘software’ que “suspendam imediatamente os seus voos” após a análise do incidente técnico.
A empresa reconheceu que “estas recomendações causarão interrupções operacionais para os passageiros e clientes”.
A falha afecta toda a panóplia de aviões A320 e A321, a TAP tem 55 aviões de A320 que equivale a mais de metade das aeronaves ao serviço da companhia.
A ANA diz estar em contacto com as companhias aéreas para estimar os impactos nos voos nos próximos dias e aconselha os passageiros a aguardar informações por parte das companhias aéreas, avança a SIC Notícias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com