A TAP paga mais 50% pelo leasing anual dos seus aviões em relação à média do montante pago pelos três principais grupos de avião europeus, nomeadamente a Lufthansa, Air France/KLM e a IAG, dona da British Airways e Iberia, revela o “Expresso” esta sexta-feira. A publicação nota ainda que o valor pago pela portuguesa tem aumentado anualmente desde 2015, ano da privatização e quando David Neeleman e Humberto Pedrosa se tornaram acionistas.
Em 2022, o leasing das aeronaves da TAP foi de 7,64 milhões por avião, mais 2,2 milhões que em 2019, num total de 603,6 milhões de euros. Ora, as principais concorrentes e potenciais candidatas à futura privatização pagam um valor médio de 4,9 milhões de euros, menos 2,7 milhões de euros do que a TAP paga pela frota que tem, principalmente constituída por Airbus.
O jornal semanal cita as contas do analista financeiro independente, Nuno Esteves, que aponta que a IAG é a transportadora com o menor custo de leasing, tendo pago quatro milhões, enquanto a Lufthansa pagou 4,9 milhões e a Air France/KLM pagou 5,7 milhões.
A TAP conta com uma frota total de 93 aeronaves, sendo que realiza o leasing de 77 aviões, enquanto a Lufthansa faz leasing de 68 (num total de 710, sendo que 652 são do grupo), a Air France/KLM tem 329 aviões em leasing (numa frota de 522) e a IAG paga o leasing de 433 aeronaves (frota total de 558 aviões, com 125 próprios).
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