[weglot_switcher]

TAP Portugal sobe duas posições no ranking da AirHelp

Companhia aérea portuguesa está agora na 29ª posição. A avaliação mais baixa encontra-se na pontualidade. Brussels Airlines, Qatar Airways e United Airlines estão no top 3.
TAP
4 Dezembro 2024, 11h34

Desde 2015 que a AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, desenvolve um ranking anual designado AirHelp Score. Neste ranking são apresentadas as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo.

A classificação AirHelp Score, refere comunicado oficial, baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. No verão de 2024, a AirHelp divulgou a classificação dos aeroportos: de um total de 239 aeroportos estudados, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é o primeiro aeroporto português a surgir: está em 117º lugar, com uma pontuação de 7,60. Do outro lado, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior aeroporto português e encontra-se no final do ranking mundial, em 234º lugar, com 6,59 pontos. O Aeroporto de Faro encontra-se em 185º lugar.

Agora, é altura de divulgar a classificação das companhias aéreas. Para este momento, a organização centrou-se na análise das companhias aéreas relativamente à qualidade do serviço, pontualidade e processamento de reclamações.

Para elaborar esta classificação, a AirHelp utiliza as melhores fontes de dados, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voos, que é uma das maiores e mais completas do mundo, com dezenas de milhares de comentários e avaliações de clientes, e a sua própria experiência no tratamento de queixas de clientes sobre perturbações nos voos.

Na análise referente a Portugal, verifica-se que a TAP Air Portugal, encontra-se na 29ª posição do ranking, com uma pontuação global de 6,97 com o ponderador mais baixo a ser a pontualidade dos voos (5,9). No processamento de reclamações, a companhia aérea apresenta uma pontuação de 7 e na qualidade do serviço uma pontuação de 8.

Esta posição representa, de resto, uma subida de dois lugares face a 2023 quando a TAP se posicionou no 31º lugar do ranking. No entanto, a pontuação global da companhia área diminui face ao ano passado, passando de 7,16 em 2023 para 6,97 em 2024.

É de referir ainda, continua o comunicado, que, em 2024, a TAP aumentou a sua pontuação no que à pontualidade e qualidade de serviço diz respeito. No entanto, na gestão de reclamações, a companhia aérea viu a sua pontuação diminuir.

Pela primeira vez desde 2016, a Qatar Airways não lidera este ranking, embora se mantenha no top 3. Este ano, cabe a uma companhia aérea europeia ocupar o primeiro lugar: a Brussels Airlines. A companhia aérea belga sobe 11 lugares em relação ao ano passado graças a uma pontuação de 8,12, obtida com base em 7,8 para a pontualidade, 7,9 para a experiência do utilizador e 8,7 para o tratamento das reclamações.

Em segundo lugar está então a anteriormente imbatível Qatar Airways. A companhia aérea desceu de uma pontuação de 8,38, que recebeu no ano passado, para 8,11, o que a levou a deixar o primeiro lugar. A transportadora americana United Airlines ocupa o terceiro lugar com uma classificação global de 8,04.

Em termos de ponderadores usados para obter a classificação global, a companhia aérea com a melhor pontuação de pontualidade é a Oman Air (em 19º lugar), enquanto a companhia aérea menos pontual da lista é a Tunisair (em 109º lugar). Em termos de qualidade do serviço, os passageiros da Emirates são os mais satisfeitos, apesar desta companhia aérea ocupar o 55º lugar na classificação; a Tunisair é, mais uma vez, a pior das companhias aéreas incluídas neste tópico (109º). Finalmente, no que respeita à gestão de reclamações, a melhor companhia aérea é a Air Serbia (10º lugar).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.