Várias empresas tecnológicas chinesas que importam ‘chips’ dos Estados Unidos foram informadas de que certos produtos relacionados com semicondutores e circuitos integrados estão isentos das taxas impostas por Pequim sobre bens norte-americanos, avançou hoje o jornal Cailian.
Citando fontes empresariais do setor, o órgão revelou que um total de oito categorias de produtos relacionados com ‘chips’ estão isentas dos impostos aplicados a todos os produtos dos Estados Unidos, que Pequim implementou como contramedida às taxas sobre produtos chineses impostas pelo líder norte-americano, Donald Trump.
Uma fonte de uma empresa de semicondutores com sede em Xangai explicou ao jornal que as autoridades realizaram, na quinta-feira, uma reunião informativa para comunicar a medida às empresas do setor.
Durante este encontro, foi indicado que os importadores dos produtos com códigos aduaneiros isentos estarão sujeitos apenas ao imposto sobre o valor acrescentado (IVA) de 13%, e que os ‘chips’ de memória não fazem parte da lista de isenções.
Foi ainda estabelecido que, para produtos importados entre 10 e 24 de abril e que tenham sido sujeitos a impostos nesse período, os importadores poderão solicitar o reembolso dos impostos adicionais previamente pagos.
Nos últimos dias, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se otimista quanto à possibilidade de um acordo com a China para reduzir os impostos mútuos, que atualmente ultrapassam os 100%.
Esta semana, a China afirmou que os Estados Unidos devem “deixar de exercer pressão” e demonstrar “respeito” se “realmente” quiserem resolver as disputas comerciais com o país asiático através do diálogo, negando, entretanto, que estejam a decorrer negociações entre as duas potências.
A agência Bloomberg noticiou, nas últimas horas, que a China está a considerar suspender os impostos de 125% sobre as importações oriundas dos Estados Unidos para determinados produtos, incluindo produtos químicos como o etano e equipamentos médicos, o que representaria um desanuviamento na guerra comercial desencadeada por Trump no início do mês.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com