O presidente russo Vladimir Putin, alertou que a Europa rapidamente “se colocará aos pés do mestre” depois do presidente dos EUA, Donald Trump, ter imposto tarifas ao Canadá, México e China, provocando um colapso nos mercados globais e alarme entre os aliados europeus, segundo a “CNBC”.
Putin comentava a decisão de Trump de impor tarifas comerciais aos parceiros comerciais mais próximos dos Estados Unidos. O Kremlin disse, na segunda-feira, que se mantém atento ao aumento das “tensões” entre os EUA e os seus aliados.
“Há muitas tensões aí [entre Trump e os seus aliados], então, é claro, não temos nenhuma intenção em ser associados a tudo isso de forma alguma ou de avaliá-lo de forma alguma”, disse o secretário de imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas na sua conferência de imprensa diária. “Vamos deixar aos países que estão a participar a resolução deste processo”, acrescentou.
Trump deixou os mercados globais em colapso na segunda-feira após anunciar uma tarifa de 25% sobre importações do México e Canadá e uma taxa de 10% sobre produtos da China. As tarifas devem entrar em vigor esta terça-feira. O presidente Donald Trump avisou ainda que tarifas sobre a União Europeia podem ser aplicadas “muito em breve”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com