[weglot_switcher]

Taxa de inflação mantém-se nos 0,5% em março

A taxa de inflação homóloga em março foi idêntica à de fevereiro. O indicador de inflação subjacente registou uma variação homóloga de 0,1%.
  • José Coelho/Lusa
13 Abril 2021, 12h08

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) estabilizou nos 0,5% em março, segundo os dados publicados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o organismo de estatística, descontando produtos alimentares não transformados e energéticos registou-se uma variação homóloga do índice de 0,1%, inferior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) à registada em fevereiro.

O INE explica ainda que a variação mensal do IPC foi 1,4%, sendo que a variação média dos últimos doze meses manteve-se nula.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,1%, uma taxa inferior em 0,2 p.p. à do mês anterior e inferior em 1,2 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a zona euro. O IHPC registou uma variação mensal de 1,5% (-0,5% no mês anterior e 1,6% em março de 2020) e uma variação média dos últimos doze meses de -0,2% (valor idêntico ao do mês precedente).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.