Teatro em Portalegre do século XIX está à venda no OLX por 350 mil euros

Trata-se de um edifício oitocentista e do sexto teatro mais antigo de Portugal. “Quem hoje lá passa não sabe ou nem se lembra da beleza deste espaço único e marcante desta cidade. Uma coisa é certa: vale a pena ver e estudar hipóteses para este imóvel único”, refere o dono.

No meio de lojas e escritórios para arrendar e vender no OLX está, curiosamente, o sexto teatro mais antigo de Portugal. O Teatro Portalegrense, um edifício oitocentista, inaugurado na segunda metade do século XIX, está à venda nesta plataforma de comércio online por 350.000 euros.

O anúncio, datado de 10 de fevereiro, foi publicado pelo atual proprietário do teatro, Filipe Nunes. Para tentar conquistar potenciais interessados, o vendedor usa o desconto anual de 30% no IMI (por se situar no centro histórico) e a isenção de certificado energético (por ser um edifício histórico). Além disso, enumera características como o interior em madeira, o palco e a plateia, os três balcões, as arrecadações, o bar as salas anexas.

“Quem hoje lá passa não sabe ou nem se lembra da beleza deste espaço único e marcante desta cidade. Uma coisa é certa: vale a pena ver e estudar hipóteses para este imóvel único. Os frescos do tecto, os camarotes, as escadas em granito, a sua área e localização”, refere o dono.

O Teatro Portalegrense tem 2.064 metros quadrados, pertence à freguesia de Sé e São Lourenço e está incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede, nesse distrito alentejano. Segundo a informação da Direção-Geral do Património Cultural, ao longo do século XX, este espaço cultural foi perdendo a sua função inicial e passou a ser usado pela associação Grupo Desportivo Portalegrense e pela Igreja Universal do Reino de Deus, até encerrar definitivamente.

A obra, cuja primeira pedra foi lançada a 14 de julho de 1854, teve como carpinteiro José Maria dos Santos, diretor de obra José de Sousa Larcher e pintor Álvaro Mateus Nunes Godinho (restauro do cenário, em 1886). “A sua inauguração deu-se no dia 20 de Julho de 1958 com a peça «O Alfageme de Santarém». Sessenta anos mais tarde, funcionou também como cinema”, lembra Filipe Nunes. Agora, o teatro portalegrense procura uma nova vida. Resta saber se a encontrará na internet.

Relacionadas

Quais os artigos mais procurados no OLX no 1º semestre?

Entre janeiro e junho, os portugueses procuraram mais por carros, telemóveis, tablets, videojogos e consolas na Internet.

Emprego na restauração, hotelaria e turismo aumenta 370% na OLX

O portal português OLX, na categoria Emprego, registou, mensalmente, mais de 300 mil candidaturas e de 1 milhão de visitas.
Recomendadas

Lady Gaga e Jennifer Lopez entre os artistas que vão estar na tomada de posse de Joe Biden

A equipa do presidente eleito apontou que as cantoras representam a “visão inabalável de Biden e da vice-presidente eleita Kamala Harris de um novo capítulo na história americana”.

Livro: “Apologia do Ócio”

Mais conhecido por tesouros numa dada ilha, que aqui não vêm ao caso, Robert Louis Stevenson discorre neste livro sobre a importância de cultivarmos vícios felizes. Por alguma razão o ‘fare niente’ é ‘dolce’.

Decisão “unilateral” de aumentar quotas de música portuguesa nas rádios “em nada favorece” rádios ou artistas, aponta associação

Para a ARIC, a medida é incompreensível por limitar as liberdades das rádios e poderá mesmo agravar a sua situação financeira, dado que muitos ouvintes poderão migrar para plataformas digitais onde não existem estas limitações.
Comentários