PremiumTécnico lança centro de inovação com financiamento privado e estreita ligação às empresas

O Tecnico Inovation Center saiu esta semana do papel, devendo estar pronto daqui a ano e meio. Vai nascer na antiga Gare do Arco do Cego com apoio da Fidelidade e da CCDR-LVT.

Instituto Superior Técnico:

É um dos três pilares do futuro da formação em Engenharia que o Instituto Superior Técnico quer dar aos seus estudantes, mas quase ficava na História como mais uma obra de Santa Engrácia. Ao fim de dez anos, o Técnico Innovation Center, a erguer no antiga Gare do Arco do Cego, saiu, finalmente, do papel esta semana, devendo estar concluído daqui a ano e meio.

“Sem apoio externo, o projeto não se conseguiria fazer num quadro de financiamento do ensino superior que é muito curto”, afirma Rogério Colaço, presidente do Técnico, ao Jornal Económico. O modelo de financiamento encontrado para desatar um nó com mais de uma década envolve mecenas, fundos comunitários e as receitas de exploração de um espaço comercial.

No total, o investimento ronda os 12 milhões de euros, dos quais cerca de 4,5 milhões provêm da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), do Programa Operacional Regional de Lisboa. A seguradora Fidelidade, detida pela chinesa Fosun, é o mecenas principal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Plano de Formação Financeira aposta na formação financeira digital e na sensibilização para a sustentabilidade

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros quer reforçar parcerias e apostar no digital. O Plano Nacional de Formação Financeira para o horizonte 2021-2025 define três dimensões estratégicas de atuação: reforçar a resiliência financeira; promover a formação financeira digital; e contribuir para a sustentabilidade.

Conheça as novas datas do calendário escolar 2021/2022

O calendário escolar foi ajustado devido à “semana de contenção de contactos. Os cinco dias de atraso no arranque do 2.º período serão compensados com aulas na segunda e quarta de Carnaval e com três dias de aulas no início das férias da Páscoa.

Fundação José Neves tem mais de mil bolsas de estudo disponíveis para universidades públicas e politécnicos

As candidaturas para os alunos desses cursos estão abertas até ao dia 15 de dezembro e a FJN tem disponíveis cerca de 1,3 milhões de euros para investir no pagamento de propinas até final do ano.
Comentários