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Tecnologia de ‘tokens’ da Visa evitou fraudes de 600 milhões de euros

Esta ferramenta de proteção de dados pessoais sensíveis atingiu no ano passado um marco global significativo – permitiu que as empresas que têm comércio eletrónico e que usam tecnologia Visa tivessem cerca de 37 mil milhões de euros de receitas adicionais.
22 Julho 2024, 12h23

A Visa anunciou que a sua tecnologia de encriptação de dados, a tokenização, evitou, em 2023, fraudes e consequentes perdas no valor de 600 milhões de euros.

A Visa refere que “a tokenização impossibilita que esses dados possam ser revelados ou guardados, o que torna os pagamentos digitais mais seguros e os dados pessoais praticamente inúteis em caso de tentativa de fraude”.

O Visa Token Service é uma plataforma unificadora para pagamentos eletrónicos e através de dispositivos móveis. O Visa Token Service protege as informações confidenciais dos consumidores contra as fraudes.

Esta ferramenta de proteção de dados pessoais sensíveis atingiu no ano passado um marco global significativo, tendo permitido que as empresas que têm comércio eletrónico e que usam tecnologia Visa tivessem cerca de 37 mil milhões de euros de receitas adicionais.

Esta tecnologia substitui os dados pessoais dos utilizadores que recorrem a pagamentos eletrónicos, por uma chave de utilização única, que oculta todos dados sensíveis necessários a uma transação, explica a empresa de pagamentos.

A Visa anunciou, também, que desde o lançamento da tokenização, em 2014, já emitiu mais de 10 mil milhões de tokens.

Nos últimos 10 anos, o sistema de tokenização da Visa, que pode ser incorporado em qualquer dispositivo, veio reforçar ainda mais a segurança de todo o ecossistema de pagamentos.

Atualmente, mais de 40% de todas as transações europeias processadas pela Visa, utilizam tokens, anuncia a empresa em comunicado.

Segundo a Visa esta adoção generalizada é reveladora da confiança que os consumidores depositam neste método de pagamento.

“A tokenização levou a um aumento de seis pontos base nas taxas de aprovação de pagamentos em todo o mundo, e em termos gerais, veio proporcionar às empresas mais transações bem-sucedidas. Esta tecnologia cria uma barreira de proteção extra, que reduz a taxa de fraude em até 60%, e que oferece uma maior tranquilidade a consumidores e comerciantes – de todos os setores e dimensões “, explica a empresa.

“O marco que hoje assinalamos representa o impacto que a tokenização teve em todo o ecossistema de pagamentos desde que foi introduzida, há 10 anos”, afirma Gonçalo Santos Lopes, country manager da Visa em Portugal.

“Os tokens mudaram o jogo, e numa realidade em que o desenvolvimento de tecnologias de IA é vertiginoso, protegem os pagamentos online e vieram abrir caminho a mais inovações – como os pagamentos contactless através de um smartphone – e possibilidades – como um maior controle sobre os nossos dados”, acrescenta o gestor.

A Visa anunciou que o seu bilionésimo token foi emitido em 2020.

“A rápida mudança para o digital, imposta pela pandemia, acelerou significativamente a adoção de tokens nos últimos quatro anos” e por isso “hoje, mais de oito mil emissores estão aptos a usar a tokenização, o que significa que existem mais de 200 mercados capacitados com esta tecnologia em todo o mundo”.

“Nos últimos 12 meses, mais de 1,5 milhões de comerciantes, em plataformas eletrónicas, realizaram transações diárias com os tokens da Visa”, anuncia a empresa.

Um inquérito recente da Visa revelou que menos de um terço dos consumidores mundiais se sente no controlo dos seus dados, e que apenas um pouco mais de um terço compreende totalmente como é que esses dados são utilizados.

“As boas notícias são que a tokenização vem para desbloquear uma nova era de personalização e segurança – uma era em que os consumidores, através de uma experiência altamente personalizada, conseguirão controlar os seus dados e aprovar quando e onde podem ser partilhados”, sublinha a Visa.

A líder mundial em pagamentos digitais,  antevê que “num futuro não muito distante, os tokens de dados da Visa vão estar a ajudar os comerciantes e as plataformas de comércio a usar os dados pessoais de uma forma mais transparente, e vão permitir que cada pessoa tenha um maior controle sobre os mesmos”.

Isto significa que cada pessoa terá o poder de decidir quem terá acesso aos seus dados (e quando deixará de o ter), e de que forma é que os seus dados podem ser, ou não, usados.

“Alimentados por IA, os tokens de dados da Visa, vão permitir que os consumidores visualizem, consintam e revoguem o acesso e partilha dos seus dados, diretamente na aplicação do seu banco”, revela a empresa.

Mehret Habteab, vice-presidente sénior de produtos e soluções da Visa Europe, diz no comunicado que “nos últimos 10 anos, a Visa investiu no desenvolvimento e crescimento da sua infraestrutura de tokens, o que potenciou um comércio digital mais seguro e conveniente para consumidores e comerciantes – não só na Europa, mas em quase todos os mercados do mundo. Enquanto a IA cria experiências online mais personalizadas, a Visa recorre à sua experiência em tokens para dar às pessoas um maior controle sobre seus dados de pagamento”

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