O S&P 500 caiu 0,36% para 6.904,86 pontos, enquanto o índice industrial Dow Jones perdeu 0,52% para 48.456,79 pontos. Já o tecnológico Nasdaq Composite cedeu 0,51% para 23.467,83 pontos.
Entrámos no período sazonal conhecido como ‘Rally de Natal’. Este período, que abrange as últimas cinco sessões de negociação do ano e as duas primeiras do ano seguinte, começou sem grandes destaques, mas também sem desilusões. Historicamente, quando este período é positivo, janeiro tende a seguir a mesma tendência, e o ano seguinte começa bem. Não é uma lei mas é um padrão que muitos investidores seguem.
As empresas de energia também registaram uma subida, impulsionadas pelos ganhos nos preços do petróleo no meio dos desenvolvimentos no cenário geopolítico. Especificamente, as ações da Diamondback Energy subiram 1,54% na antepenúltima sessão do ano, enquanto as ações da Devon Energy avançaram 1,47%.
No âmbito macroeconómico, não se esperam grandes novidades depois de a Fed ter cortado as taxas de juro para 3,50%-3,75% e anunciado que vai retomar a compra de títulos do Tesouro como medida para manter liquidez suficiente no sistema. Olhando para a próxima semana, “ainda estaremos em plenas festas de Natal, pelo que o calendário macroeconómico permanecerá praticamente sem eventos.
O euro voltou hoje a cair face ao dólar, mas manteve-se na barreira dos 1,17 dólares, no mesmo dia em que a Alemanha saudou os esforços dos EUA para alcançar a paz na Ucrânia, mas avisou que cabe à Rússia o fim da guerra.
Recorde-se que os mercados bolsistas funcionarão normalmente esta terça e sexta-feira. As negociações serão encerradas a meio da sessão de negociação em ambos os lados do Atlântico na quarta-feira, devido ao feriado de Ano Novo, enquanto estarão encerradas na quinta-feira, 1 de janeiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com