A 8ª edição do TecStorm, que reuniu mais de 500 inscrições, avaliou 28 projetos e elegeu 8 finalistas nas quatro categorias a concurso (conectividade, energia, saúde e mobilidade). Os vencedores de cada categoria foram conhecidos durante cerimónia de encerramento do TecStorm 2024, no passado dia 21 de abril.
“Com o objetivo de apoiar o empreendedorismo universitário e o desenvolvimento de ideias inovadoras e capazes de gerar impacto na sociedade”, a 8.ª edição do TecStorm foi apoiada por diversas empresas e parceiros e teve lugar na Fundação Champalimaud.
Durante 3 dias, mais de 114 universitários de todo o país estiveram reunidos na Fundação Champalimaud para desenvolver e finalizar 28 projetos tecnológicos inovadores.
Distribuídos pelas quatro categorias a concurso (conectividade, energia, saúde e mobilidade), os jovens universitários disputaram um prémio global de 10 mil euros.
Já são conhecidos os projetos vencedores da edição 2024 da maior hackathon universitária do país.
Na categoria conectividade/Vodafone ganhou o Florensics (sistema para prevenção e combate de incêndios que utiliza IoT – internet das coisas – para criar uma rede de dispositivos, estrategicamente distribuídos por uma área florestal, para envio de alertas em caso de incêndio).
Na categoria energia/Galp, o vencedor foi o Sea2Future (veículo marítimo de superfície não tripulado, equipado com motores elétricos e sistema básico de aquisição de dados que permite patrulhar a costa de forma elétrica e autónoma).
Na categoria saúde/Fundação Champalimaud, o vencedor foi o TechWrap (sistema composto por um curativo inteligente, equipado com sensores que enviam informações sobre o estado de cicatrização de lesões para uma aplicação que monitoriza as condições de recuperação).
Por fim, na categoria mobilidade sustentável/Brisa quem ganhou foi a Parkz (aplicação que, com recurso a AI, disponibiliza informações de estacionamento em tempo real, informações sobre carregamento elétrico e envolvimento gamificado para uma experiência de condução melhorada).
A 8ª edição do TecStorm distinguiu ainda dois projetos que marcaram a diferença pela criatividade em duas áreas concretas. O “Melhor Pitch”, prémio atribuído pela Microsoft ao projeto EcoRevive, e o “Melhor Protótipo”, prémio atribuído pela Worten ao projeto Sea2Future.
Gonçalo Reis, Presidente da Junitec – Junior Empresas do Instituto Superior Técnico), diz que “não só os projetos vencedores mas todos os outros que foram desenvolvidos e finalizados nestes 3 dias mostram que, com espirito empreendedor e muita vontade de marcar a diferença, é possível criar projetos com relevância, que respondem a problemas da vida real”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com